Empresários revelam os 5 segredos que deixam seus funcionários motivados

O site CEO.com publicou cinco passos que grandes empresários tiveram após ver sua equipe desmotivada e lucros baixos

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – Profissionais desmotivados podem ser sinônimo de improdutividade. Esse problema afeta muitas empresas, a qualquer momento. Mas, o presidente da Grazelles, Verne Harnish, publicou no site CEO.com os cinco segredos de empresários que mantém seus empregados entusiasmados com o trabalho. Confira:

1. Dê voz a eles
A rede de hotéis Joie de Vivre estava à beira da falência quando seu fundador, Chip Conley, perguntou a todos seus empregados, de gerente a carregadores, o que eles mudariam no seu trabalho. O fundador explicou os problemas que a empresa enfrentava e eles começaram a dar ideias para reerguer a empresa.

“Quanto mais você dá voz as pessoas, mais elas se sentem responsáveis pelo projeto”, disse Conley. A rede de hotéis sobreviveu e o empresário teve um aumento de US$ 250 milhões em vendas.

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2. Deixe a estrada livre
Como Jim Collins apontou, se você está se perguntando “Como faço para motivar os funcionários?” você está no caminho errado. A pergunta certa é “Como faço para parar de desmotivá-los?”. Pergunte hoje aos seus funcionários quais processos burocráticos e sem sentido estão fazendo atualmente e quais obstáculos retardam o seu trabalho, nem que para isso tenha que fazer reuniões individuais com todos da empresa.

Será um processo trabalhoso, mas preciso, pois, se algum desses obstáculos for um colega incompetente, a reunião coletiva não servirá – principalmente se ele estiver presente nela.

3. Ter chefes melhores
As pessoas não param em empresas com gerentes ruins. Uma pesquisa recente revela que 65% dos trabalhadores preferem um novo chefe a um aumento salarial. Se seus funcionários não estão rendendo e o problema é generalizado, observe de perto quem está gerenciando as equipes.

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Será que eles sabem como treinar os profissionais para que possam se sobressaírem? Ou fazem as pessoas ao seu redor se alienarem, serem egoístas e competitivas? Se é a última opção, é necessário tomar uma posição o mais rápido possível.

4. Faça uma pausa de austeridade
A empresa Inspira Marketing Group organiza uma viagem de três dias com seus 27 empregados todos os anos em que eles atingem as metas de vendas. Resultado: a empresa de quatro anos de idade espera ter US$ 3,5 milhões em vendas para o final de 2012.

Um levantamento constatou que 89% de sua equipe está animada para vir trabalhar todos os dias. A viagem, diz o vice-presidente da empresa Kim Lawton, “é uma parte de nossa cultura”.

5. Torne seus sonhos realidade
No final de 2008, John Ratliff enfrentou 110% do volume de rotatividade de empregados em sua empresa de call-center. Então ele criou o chamado “Dream On”, no qual a empresa cumpria um desejo de cada funcionário. Para sua surpresa, eles selecionaram itens modestos e, enquanto isso, a rotatividade voluntária caiu para 25%.