RADAR INFOMONEY AO VIVO Suzano tem bom balanço e sobe forte na Bolsa: mas até onde vai a ação?

Suzano tem bom balanço e sobe forte na Bolsa: mas até onde vai a ação?

Empresários buscam qualificação para iniciar investimento

Empreendedores estão buscando capacitação para abrir negócios, além de fazer planejamento do futuro negócio

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O empreendedor que deseja iniciar um negócio precisa buscar qualificação e ter noção de planejamento. Saber lidar com desafios da atividade, escolher uma boa localização e um bom produto são aspectos fundamentais para a abertura de uma empresa ou franquia.

E para se planejar melhor, antes de iniciar o projeto de abertura de uma franquia, uma boa alternativa é procurar auxílio técnico e informação sobre os procedimentos que devem ser seguidos.

De acordo com um empresário da área, Renato Zucatti, a troca de informações foi imprescindível para a abertura da empresa, agregando à estrutura inicial um plano de desenvolvimento eficaz e sem falhas.

Franquia: transferência de marca

Aprenda a investir na bolsa

A franquia envolve a utilização de produtos ou serviços mediante condições estabelecidas em um contrato entre franqueador e franqueado, o que implica na permissão e transferência de marca, tecnologia, consultoria operacional, produtos ou serviços.

Nesse tipo de negócio, na opinião do empresário, é preciso investir em marketing e oferecer produtos e serviços diferenciados para os clientes. “Por isso, é importante buscar franquias sérias e reconhecidas no mercado, assumir os riscos que podem surgir, obedecer às exigências do franqueador e investir na divulgação dos negócios”, observa o empresário.

Apoio na qualificação

Segundo a técnica do Sebrae Vale do Gravataí, Clarisse Uberti, os empresários devem buscar apoio para sua qualificação e para formação da sua empresa.

“Preocupamo-nos em mostrar caminhos a serem seguidos como, por exemplo, o estudo de viabilidade da empresa, no qual foi analisado o número de estabelecimentos comerciais no município e na região, nos setores da indústria, do comércio e de serviços”, ressalta a técnica.

Para Clarisse Uberti, antes de abrir um empreendimento, qualquer empresário precisa saber de alguns detalhes, como a existência de interessados nos produtos, quem são os clientes, onde eles estão, que investimentos será necessário e quando virão os resultados.