Desenvolvimento pessoal e profissional

Empresário Janguiê Diniz lança livro com tom de biografia e aponta “12 chaves para o sucesso”

“O Código Secreto da Riqueza” é a 27ª obra do fundador da Ser Educacional; lançamento será no dia 9 de dezembro

Por  Michele Loureiro

“Eu cometi muitos erros”. A frase de Janguiê Diniz, fundador da Ser Educacional, uma das maiores redes de ensino do país, pode parecer controversa quando se pensa em um empresário nascido no sertão paraibano, que já atuou como engraxate e vendedor de picolé, e hoje acumula uma riqueza estimada em mais de R$ 2,6 bilhões.

Toda essa trajetória, que parece ter muitos mais acertos do que erros, é contada no 27º livro escrito por Janguiê Diniz, intitulado o “O Código Secreto da Riqueza”. Na obra com tom de biografia, o empresário reúne 12 chaves que prometem trazer sucesso, prosperidade e riqueza financeira.

“Eu trago as 12 principais chaves que me fizeram vencer as adversidades e transformar meus sonhos em realidade. Digo ‘principais’ porque, na verdade, foram muitas mais, mas selecionei as mais importantes. Eu acredito que é um texto que pode inspirar as pessoas a buscarem o desenvolvimento pessoal e profissional e as diversas riquezas da vida, entre elas, a financeira”, diz.

O empresário diz que sempre acreditou na educação como pilar de sua carreira. Seu primeiro negócio, em 1994, foi o Bureau Jurídico, um cursinho preparatório para concursos públicos. Quatro anos depois, fundou o BJ Colégio e Curso.

Diniz assume, no entanto, que o caminho nem sempre foi fácil e volta a falar de seus erros. “Eu sempre digo que erros também são bons, porque nos ensinam. Ainda durante a faculdade de Direito, por exemplo, eu fundei uma empresa de cobranças, mas ela faliu por erros meus, de gestão. Aquilo me ensinou que eu deveria dedicar mais atenção à gestão de uma empresa se quisesse fazê-la prosperar”, lembra.

Ele afirma que os passos em falso o ajudaram a consolidar a carreira e até chegar a fundar a Ser Educacional, que tem capital aberto desde 2013 e registrou R$ 165 milhões de lucro líquido em 2020.

“Eu diria duas coisas para os empreendedores nunca fazerem. Em primeiro lugar, iniciar um empreendimento sem planejamento. Quem não sabe para onde quer ir acaba não chegando a local algum. E em segundo lugar, é a questão da gestão. Um empreendimento mal gerido está fadado ao insucesso. Inclusive, a boa gestão também passa pelo planejamento”, afirma.

Curiosidade do público estimulou a obra

A ideia para escrever o livro “O Código Secreto da Riqueza” veio da curiosidade do público, conta Diniz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Há muito tempo que diversas pessoas me abordam perguntando como eu fiz para, saindo de uma realidade de pobreza extrema na minha infância, alcançar a posição em que me encontro hoje. Com a pandemia, notei também um maior interesse por esse assunto, afinal, as pessoas foram profundamente afetadas e buscam inspiração para transformar suas histórias.”

Para o empresário, o livro também pode ajudar a desenvolver conceitos de educação financeira.

“Uma das chaves de que falo no livro é a de investimentos. Um empreendedor precisa saber buscar investimentos para seus negócios e também onde investir o seu próprio dinheiro. O livro todo orienta as pessoas a buscarem o melhor para suas vidas e empreendimentos, a fim de que alcancem a riqueza financeira, de forma que esta seja utilizada de forma consciente”.

Para o empresário, o livro é útil para vários públicos. Desde aquela pessoa que sente que precisa mudar de vida e quer dar uma grande virada, mas não sabe por onde começar; passando por quem está desempregado e quer empreender ou melhorar habilidades para conquistar um emprego; até empreendedores já estabelecidos que buscam alcançar um outro patamar na vida e nos negócios.

Diniz faz questão de ressaltar que a riqueza não trata apenas da questão financeira. “Na verdade, a riqueza financeira é uma entre tantas que podemos ter e que devemos buscar na vida. No meu ponto de vista, temos oito principais tipos de riquezas”, diz.

São elas: saúde (física e mental), família, vida espiritual (ou espiritualidade), conhecimento, propósito, relacionamentos (ou networking), reputação e material (ou financeira). “Considero que a riqueza material ou financeira é um reflexo do equilíbrio das demais”.

Novos projetos

Depois do lançamento do livro, que acontece no dia 9 de dezembro, o empresário já tem outros planos para se aproximar de seus leitores e vai iniciar três projetos.

O primeiro deles é o Master Mind chamado “Master Rumo ao IPO: Empreendedores Obstinados por Criação de Riqueza”, que reunirá um grupo de empresários “com mentalidade bilionária”. Terá duração de um ano, com um encontro online por mês e quatro encontros presenciais de três dias por ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O objetivo é ajudar os empresários que tenham mentalidade de bilhão a chegar ao IPO”, diz Diniz.

Nos planos também estão uma imersão chamada de “Código Secreto de Riqueza – CSR – O Método”, um evento de três dias para cerca de 100 pessoas, em que serão aplicadas na teoria e na prática as 12 chaves reveladas pelo empresário.

“Também vamos fazer um evento chamado de Wealth Summit, com duração de um dia, para um público de cerca de 1.000 pessoas, com o objetivo de despertar a mentalidade empreendedora e de riqueza dos participantes”, conta.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe