Publicidade
SÃO PAULO – A empresa dos sonhos do jovem brasileiro não é a mesma em todas as regiões. A constatação é da Cia de Talentos, que, em junho, divulgou a pesquisa A Empresa dos Sonhos dos Jovens 2011, com o Google como a campeã nacional.
Agora, a empresa revela as preferências de cada região do Brasil. Neste recorte, a Petrobras assume a primeira posição no Norte e Nordeste do país, enquanto o Google se mantém à frente das demais no Centro-Oeste, Sudeste e Sul brasileiro.
Abaixo, as 10 empresas preferidas dos jovens, de acordo com a região do Brasil:
Continua depois da publicidade
As dez mais por região | |||||
---|---|---|---|---|---|
Norte | Nordeste | Centro-Oeste | Sudeste | Sul | |
1 | Petrobras | Petrobras | |||
2 | Vale | Unilever | Petrobras | Petrobras | |
3 | Unilever | Petrobras | Unilever | Gerdau | |
4 | Unilever | Vale | Ambev | Natura | Unilever |
5 | Natura | Odebrecht | Vale | Vale | Natura |
6 | Ambev | Ambev | Itaú Unibanco | Nestlé | Ambev |
7 | Itaú Unibanco | Braskem | Nestlé | Itaú Unibanco | Volvo/ Grupo RBS |
8 | Bradesco | Itaú Unibanco | Natura | Ambev | O Boticário |
9 | Alcoa | Nestlé | Coca-Cola | IBM | Itaú Unibanco |
10 | Nestlé | Natura | Monsanto | Globo | Braskem |
Fonte: Cia de Talentos |
O que atrai?
Ainda segundo o levantamento, os motivos de escolha para a empresa dos sonhos também têm algumas diferenças entre os jovens profissionais de Norte a Sul do país. Ter uma boa infraestrutura, por exemplo, é o quarto item que mais atrai os jovens do Norte, mas não é um dos cinco fatores mais importantes para os profissionais de outras partes do país.
O bom ambiente de trabalho, por sua vez, é bastante valorizado no Sudeste (4º lugar) e no Sul (5º lugar), enquanto que a possibilidade de rápido crescimento na carreira tem um grande peso na hora de escolher a empresa dos sonhos no Nordeste (4º lugar) e Centro-Oeste (5º lugar).
Apesar das diferenças e da grande extensão territorial do Brasil, há mais semelhanças do que diferenças entre os fatores de atração para os jovens nas diferentes regiões do país. A possibilidade de carreira internacional é importante para todos os jovens, contudo, em graus diferentes, ocupando o 5º lugar no Norte, Nordeste e Sudeste e o 4º lugar nas regiões Centro-Oeste e Sul.
Desenvolvimento profissional, desafios constantes e boa imagem no mercado de trabalho são, respectivamente, a primeira, a segunda e a terceira fontes de atração mais citadas em todas as regiões.
Retenção
No que diz respeito à retenção, os valores que os jovens percebem nas empresas contribuem para que eles queiram trabalhar nela, bem como o comportamento do gestor.
Dentre os valores destacam-se: busca constante pelo crescimento sustentável (N-9%; NE-9%, CO-9%; SE-9%; S-9%); reconhecimento por todos envolvidos na atividade (N-10%; NE-9%, CO-9%; SE-9%; S-8%); inovação sustentável (N-5%; NE-5%, CO-6%; SE-7%; S-10%); responsabilidade social/ comunidade (N-9%; NE-7%, CO-6%; SE-5%; S-5%), melhor qualidade do produto (N-4%; NE-5%, CO-5%; SE-5%; S-6%); respeito pelas pessoas/ funcionários (N-3%; NE-3%, CO-3%; SE-3%; S-3%) e conduta ética (N-2%; NE-3%, CO-2%; SE-3%; S-2%).
Quando o assunto é o comportamento do líder, revelar falta de ética e valores desalinhados aos da organização são atitudes que mais incomodam em todas as regiões, com índices superiores a 50%. Em seguida, também em todas as regiões, estão o fato de o gestor não saber reconhecer os profissionais de sua equipe e a demonstração de insegurança e falta de domínio do negócio.
Tempo
No geral, se estivesse trabalhando na empresa dos sonhos, a maior parte dos jovens brasileiros gostaria de ficar mais de 20 anos, resposta dada por 41% dos entrevistados, sendo que o percentual só é menor do que a média nacional no Sul do país, onde atingiu 37%.