Empresa dos sonhos do jovem brasileiro muda de acordo com a região

Motivos de escolha também se alteram: bom ambiente de trabalho, por exemplo, é mais valorizado no Sudeste e no Sul

Publicidade

SÃO PAULO – A empresa dos sonhos do jovem brasileiro não é a mesma em todas as regiões. A constatação é da Cia de Talentos, que, em junho, divulgou a pesquisa A Empresa dos Sonhos dos Jovens 2011, com o Google como a campeã nacional.

Agora, a empresa revela as preferências de cada região do Brasil. Neste recorte, a Petrobras assume a primeira posição no Norte e Nordeste do país, enquanto o Google se mantém à frente das demais no Centro-Oeste, Sudeste e Sul brasileiro.

Abaixo, as 10 empresas preferidas dos jovens, de acordo com a região do Brasil:

Continua depois da publicidade

As dez mais por região
Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul
1 Petrobras Petrobras Google Google Google
2 Vale Google Unilever Petrobras Petrobras
3 Google Unilever Petrobras Unilever Gerdau
4 Unilever Vale Ambev Natura Unilever
5 Natura Odebrecht Vale Vale Natura
6 Ambev Ambev Itaú Unibanco Nestlé Ambev
7 Itaú Unibanco Braskem Nestlé Itaú Unibanco Volvo/ Grupo RBS
8 Bradesco Itaú Unibanco Natura Ambev O Boticário
9 Alcoa Nestlé Coca-Cola IBM Itaú Unibanco
10 Nestlé Natura Monsanto Globo Braskem

O que atrai?
Ainda segundo o levantamento, os motivos de escolha para a empresa dos sonhos também têm algumas diferenças entre os jovens profissionais de Norte a Sul do país. Ter uma boa infraestrutura, por exemplo, é o quarto item que mais atrai os jovens do Norte, mas não é um dos cinco fatores mais importantes para os profissionais de outras partes do país.

O bom ambiente de trabalho, por sua vez, é bastante valorizado no Sudeste (4º lugar) e no Sul (5º lugar), enquanto que a possibilidade de rápido crescimento na carreira tem um grande peso na hora de escolher a empresa dos sonhos no Nordeste (4º lugar) e Centro-Oeste (5º lugar).

Apesar das diferenças e da grande extensão territorial do Brasil, há mais semelhanças do que diferenças entre os fatores de atração para os jovens nas diferentes regiões do país. A possibilidade de carreira internacional é importante para todos os jovens, contudo, em graus diferentes, ocupando o 5º lugar no Norte, Nordeste e Sudeste e o 4º lugar nas regiões Centro-Oeste e Sul.

Desenvolvimento profissional, desafios constantes e boa imagem no mercado de trabalho são, respectivamente, a primeira, a segunda e a terceira fontes de atração mais citadas em todas as regiões.

Retenção
No que diz respeito à retenção, os valores que os jovens percebem nas empresas contribuem para que eles queiram trabalhar nela, bem como o comportamento do gestor.

Dentre os valores destacam-se: busca constante pelo crescimento sustentável (N-9%; NE-9%, CO-9%; SE-9%; S-9%); reconhecimento por todos envolvidos na atividade (N-10%; NE-9%, CO-9%; SE-9%; S-8%); inovação sustentável (N-5%; NE-5%, CO-6%; SE-7%; S-10%); responsabilidade social/ comunidade (N-9%; NE-7%, CO-6%; SE-5%; S-5%), melhor qualidade do produto (N-4%; NE-5%, CO-5%; SE-5%; S-6%); respeito pelas pessoas/ funcionários (N-3%; NE-3%, CO-3%; SE-3%; S-3%) e conduta ética (N-2%; NE-3%, CO-2%; SE-3%; S-2%).

Quando o assunto é o comportamento do líder, revelar falta de ética e valores desalinhados aos da organização são atitudes que mais incomodam em todas as regiões, com índices superiores a 50%. Em seguida, também em todas as regiões, estão o fato de o gestor não saber reconhecer os profissionais de sua equipe e a demonstração de insegurança e falta de domínio do negócio.

Tempo
No geral, se estivesse trabalhando na empresa dos sonhos, a maior parte dos jovens brasileiros gostaria de ficar mais de 20 anos, resposta dada por 41% dos entrevistados, sendo que o percentual só é menor do que a média nacional no Sul do país, onde atingiu 37%.