Empregos do século 21: veja se o seu está ameaçado!

Para fazer esta análise basta ver se sua empresa é socialmente responsável; busque este ponto na hora da optar entre uma vaga e outra

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O modelo econômico atual não leva em consideração as agressões ao meio ambiente, mas é preciso buscar alternativas para um desenvolvimento sustentável, segundo foi levantado no debate “Agenda econômica para a sustentabilidade”, realizado durante a Conferência Ethos 2007.

E o novo modelo de desenvolvimento trará grandes mudanças para a sociedade, principalmente com relação ao mundo dos negócios. Com isso, novos empregos irão surgir e outros tendem a serem extintos.

Desempregos

De acordo com Sérgio Abranches, responsável pelo Boletim Ecopolítica, o novo modelo vai gerar desemprego nas atividades insustentáveis, como as que não contribuem para uma fonte de energia limpa e renovável, ou seja, as grandes petrolíferas.

Aprenda a investir na bolsa

“No período de transição, haverá um trauma que deverá ser amenizado pela ação de uma rede de proteção social, formada por governos, com o apoio das empresas, por meio de pagamento de impostos”, disse.

Com isso, para saber se seu emprego está ameaçado, basta analisar as ações que sua empresa promove com relação ao meio ambiente. Ela polui os ares e a água? Provoca algum tipo de desmatamento?

Estes pontos devem ser analisados na procura por uma colocação no mercado de trabalho para quem quer garantir um emprego diante das mudanças do modelo econômico do século 21.

Novas atividades

Enquanto as empresas não responsáveis socialmente são prejudicadas com esta realidade, bem como seus funcionários, novas atividades surgem neste contexto. Entre eles está o gestor ambiental, responsável por desenvolver novos produtos, mais preocupado com o meio ambiente.

Para quem está interessado em ocupar uma destas novas vagas, é preciso ter o seguinte perfil: vocação para lidar com pessoas, poder de persuasão e conhecimentos ligados à natureza e às culturas mundiais.