A maneira mais rápida de ser promovido, segundo VP do Facebook que virou chefe aos 25

A Vice-Presidente da área de Design de Produto do Facebook, Julie Zhuo, começou como estagiária, rapidamente foi promovida e aos 25 anos já era gerente   

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A Vice-Presidente da área de Design de Produto do Facebook, Julie Zhuo, se formou na Universidade de Stanford em 2006 e entrou para a empresa em 2008 como estagiária. Rapidamente foi promovida e aos 25 anos já era gerente.

Suas experiências a levaram a escrever um livro chamado “The Making of a Manager: What to Do When Everyone Looks to You”, (“A criação de um gerente: o que fazer quando todo mundo olhar para você”, em tradução livre), em que compartilha conselhos profissionais que ela gostaria de ter recebido no início de sua carreira.

Entre eles, Zhuo conta a maneira mais rápida de conseguir uma promoção no trabalho: qualquer um que queira ser notado deve ser muito transparente sobre seus objetivos com seu gerente. Parece simples, mas na prática é um grande desafio para muitos profissionais. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Meu conselho sobre como fazer com que seu gerente perceba você é ser realmente explícito sobre quais são seus objetivos. Mas antes responda a algumas perguntas: Você se importa com o quê? Onde se vê daqui a três anos? Quais são as habilidades que quer aprender e crescer?”, contou a executiva ao site CNBC. 

Depois de responder a essas perguntas internamente, o profissional deve pedir orientação ao seu chefe para encontrar as oportunidades certas no trabalho que o levarão mais perto de onde quer estar.

“Diga ao seu gerente: ‘Eu gostaria de ser promovido. Do que eu preciso? Quais são minhas lacunas? Quais são as habilidades que eu preciso para crescer e ser capaz de assumir esse aumento de salário ou de atuar no próximo nível?’”, diz Zhuo. 

Continua depois da publicidade

Ela afirma que a melhor maneira de pensar em como progredir é olhar para a sua carreira com uma perspectiva de longo prazo e depois definir quais os pequenos passos que você precisa dar para conseguir seguir nessa direção.

“Pense em onde você gostaria de estar em três anos ou cinco anos. O que isso muda ou significa para o próximo ano, ou para os próximos seis meses? Considere o longo prazo, mas aja no curto prazo”, diz. 

Encontrar o tempo para discutir seus objetivos de longo prazo no trabalho pode ser difícil, mas Zhuo diz que desenvolver esse relacionamento com seu chefe é fundamental para o seu sucesso em uma empresa.

Ela diz que faz feedbacks frequentes com sua equipe para “entender profundamente os valores, medos e esperanças” das pessoas que trabalham com ela. 

“Isso me dá uma noção de como posso apoiá-los melhor. Como encontrar oportunidades que se alinham com os objetivos da minha equipe, e como ter um laço forte e construir uma relação de confiança com eles.”

Invista seu dinheiro para dar um upgrade na sua carreira. Abra uma conta na XP – é de graça. 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.