Em carreira / emprego

Pesquisa revela 5 competências que não podem faltar para o profissional de finanças

O estudo pediu para 35 diretores darem uma nota de 1 a 5 para a importância de cinco características da área de finanças     

negócios

SÃO PAULO - Integridade é a competência mais importante para profissionais de finanças, segundo uma pesquisa feita pela recrutadora Talenses e pelo IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) com 35 líderes de empresas da área. 

O estudo pediu para os diretores darem uma nota de 1 a 5 para a importância de cinco características,: integridade, foco em resultados, visão estratégica, aptidão para comunicação e negociação, e tolerar e assumir riscos calculados. 

Foram levadas em consideração sete sub-áreas de Finanças: auditoria, contábil, controles internos e riscos, planejamento e análise financeira, relações com investidores, tesouraria e tributário.

Invista seu dinheiro para impulsionar sua carreira. Abra uma conta na XP - é de graça. 

A pesquisa também analisou os maiores desafios da área de finanças na visão dos líderes das empresas. Em primeiro lugar ficou “ser ágil na leitura do comportamento do mercado”, seguido por “lidar com os avanços tecnológicos da área de finanças” e “construir bons relacionamentos dentro da própria empresa” empatados.  

O estudo pediu que cada líder apontasse as competências em ordem de importância, sendo 1 a menos importante e 5 a mais importante. Então, o ranking foi montado multiplicando os 35 líderes de Finanças por cada uma das sete sub-áreas avaliadas pela nota total que cada competência recebeu.  

Veja o ranking de competências:

Competência

Nota dos líderes

Integridade

1107

Foco em resultados

940

Visão estratégica

927

Aptidão para comunicação e negociação

866

Tolerar e assumir riscos calculados

726

 

Contato