Carnaval: 50% dos funcionários faltam na quarta-feira de cinzas, diz pesquisa

Esse é o dia do ano com maior ausência de funcionários, superando inclusive a véspera de Ano Novo

Mariangela Castro

Milhares de foliões em bloco de Carnaval no Brasil

Publicidade

SÃO PAULO – Aparentemente, o brasileiro gosta tanto do Carnaval que se recusa a acreditar quando o feriado acaba. 

Um levantamento realizado pela empresa de tecnologia e RH Pontomais com 30 mil colaboradores, mostra que, apenas 50% das pessoas que deveriam voltar à rotina na quarta-feira de cinzas compareceram ao trabalho.

A ausência de funcionários nesta data supera a véspera de ano novo, na qual 37% dos funcionários costumam faltar quando não têm folga marcada.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Uma pesquisa de MBA de Gestão Estratégica de Pessoas, realizada na UniBrasil por Silvana Fernandes, mostra que as causas desta ausência estão geralmente relacionadas à festas e viagens. 

A pesquisa de MBA foi realizada em Curitiba (PR), com uma amostra de mil colaboradores e mostra que, entre as justificativas para as faltas na quarta-feira de cinzas, as principais são transito, dor de cabeça e ressaca.

Para que as empresas não sejam pegas desprevenidas, e contenham os danos do Carnaval, Silvana aconselha que seja feita uma gestão mais próxima dos colaboradores e um planejamento que preveja essas faltas.

Continua depois da publicidade

“A dica da gestão próxima é para que o colaborador entenda a importância de trabalhar nesse dia. Mas, se ele faltar, a empresa já deve ter um plano para que as consequências sejam minimizadas”, aconselha a responsável pela pesquisa.

Outra possibilidade é sugerir ao colaborador que ele faça home office, “assim, a empresa tem menos faltas e mais produtividade.”

Invista melhor seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP!

Tópicos relacionados