Este momento “mágico” é a melhor hora do dia para fazer tudo no trabalho

As manhãs são muito melhores do que as tardes em vários aspectos, mostram pesquisas

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – As manhãs são normalmente os melhores momentos para realizar quaisquer atividades no trabalho. A conclusão é de inúmeras pesquisas que foram compiladas pelo autor Daniel Pink em seu livro “When: The Scientific Secrets of Perfect Timing” (Quando: os segredos científicos do momento perfeito, em tradução livre). 

Segundo ele, a maior parte das pessoas possui atividades cerebrais que variam de hora em hora ao longo do dia. Dependendo do horário em que se levanta e dorme, as pessoas podem possuir “horários perfeitos” diferenciados. Mas há alguns padrões descobertos pelas pesquisas analisadas no livro – e outras, publicadas em outros locais. 

Por exemplo: segundo estudo publicado em 2011, o humor das pessoas varia da mesma maneira pela manhã. Ao acordar, o ser humano tende a estar mais feliz, caloroso e eficiente no trabalho – isso costuma a atingir o pico por volta do meio dia. O livro de Pink fala o mesmo. Por isto, pode ser mais prudente realizar reuniões e ligações importantes neste período. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Outra pesquisa mostrou que a capacidade de pensamento lógico do ser humano geralmente aumenta entre 8h e 14h – e depois despenca. 

Uma publicação da Harvard Business Review estimou que uma conferência de resultados pode gerar retornos negativos de cerca de 1,5% ao ano se o horário for alterado das 8h para as 15h. 

Segundo outros estudos, médicos lavam as mãos com mais frequência pela manhã; e pessoas estão mais dispostas a escutar sugestões neste horário. Então até mesmo consultas a médicos e psicólogos devem ser marcadas antes do horário de almoço. 

Continua depois da publicidade

As manhãs não são ideais para tarefas mais simples. Coisas mundanas como checar e-mails, compras online e corridas na rua podem ser passadas para o período da tarde, escreve o autor. 

Como tudo pode ter exceções, algumas das pesquisas mostram que pessoas com sono desregulado têm horários diferenciados para os picos hormonais que levam aos resultados mencionados. Alguns cérebros são naturalmente voltados para as tardes

Invista dinheiro e tempo. Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney