Quer trabalhar nos Estados Unidos? Conheça os 3 tipos de vistos existentes

Muitos brasileiros têm buscado trabalho, seja temporário ou fixo, nos Estados Unidos

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Os Estados Unidos segue sendo o país dos sonhos de muitos brasileiros e muitos têm buscado trabalho, seja temporário ou fixo. Para isso, é essencial viajar com o visto correto para evitar dor de cabeça em terras do presidente Donald Trump.

As regras de imigração dos Estados Unidos são muito rígidas, mas existem tipos de vistos que permitem que o estrangeiro trabalhe em algumas circunstâncias, segundo Luca Martins, CEO do InvestUSA360. “A dica é procurar por vagas em cidades onde exista escassez de mão de obra no setor onde você quer
trabalhar, assim será mais fácil conseguir uma vaga”, conta Martins.

Veja os tipos de vistos para trabalhos temporários:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Visto H-1B (ocupação de especialista)

Esse tipo de visto é concedido aos funcionários que pretendem trabalhar nos Estados Unidos em uma função profissional pré-contratada. Para se candidatar a esse tipo de visto, o estrangeiro precisa ter, no mínimo, formação universitária. O visto H-1B pode durar até três anos e pode ser estendido, mas não ultrapassando mais que seis anos.

Visto H-2B (trabalhador qualificado e não-qualificado)

Esse visto é concedido para estrangeiros que desejam realizar um trabalho de natureza temporária ou sazonal para áreas em que há escassez de mão de obra entre os cidadãos americanos e residentes legais. Tem duração inicial máxima de um ano, com renovação de até três anos.

Visto H-3 (estagiário)

Esse tipo de visto é concedido aos  estrangeiros estagiários que pretendem ir aos Estados Unidos para receber treinamento de seu empregador em qualquer área que não seja a de graduação ou treinamento acadêmico.

Vale ressaltar que para tirar qualquer tipo de visto de trabalho para os Estados Unidos é preciso ter inglês fluente, comprovado em entrevistas e relacionamentos com a imigração e embaixada. Se a intenção é mudar de vez para os Estados Unidos, é preciso ter cidadania americana ou o Green Card. 

O desejado Green Card

Existem algumas formas de conseguir o Green Card e uma delas é por meio do trabalho, após cerca de dois a cinco anos no exercício da profissão, e a outra é casar-se com um cidadão norte-americano. Neste caso o cartão leva de um a dois anos para sair. O estrangeiro que tiver um parente norte-americano também pode tentar o Green Card, mas o prazo, nesse caso, varia muito.

Obter o Green Card através de investimentos também é uma opção. Com a abertura de uma empresa de US$ 500 mil em locais com alto índice de desemprego ou uma empresa de US$ 1 milhão em
regiões metropolitanas é possível fazer o requerimento do Green Card. O tempo de espera varia
de dois a três anos.