As habilidades mais relevantes do mercado de trabalho – e as mais difíceis de encontrar

Uma pesquisa da Affero Lab, feita com mais de 300 profissionais, elencou as habilidades 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Dados de um estudo da consultoria McKinsey apontam que cerca de 50% dos empregados acreditam que muitas vagas de emprego não são preenchidas por conta da falta de profissionais qualificados, que tenham as competências necessárias.  

As habilidades mais procuradas pelo mercado, entretanto, sempre estão em mudança, principalmente por conta do avanço tecnológico. Cabe aos profissionais acompanhar essas tendências para sempre manter-se bem colocado em relação aos demais – o que, de acordo com a pesquisa, não é o que tem acontecido.

Especificamente no mercado de trabalho brasileiro, a habilidade mais relevante é a facilidade para se relacionar com outras pessoas, apontou uma pesquisa da Affero Lab feita com mais de 312 profissionais. Além desta, a facilidade de aprender e habilidade de comunicação oral e escrita também estão entre as 10 mais procuradas.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

De acordo com o estudo, a facilidade de se relacionar lidera como a mais requisitada pois “as equipes de trabalho nunca foram tão multigeracionais, multiculturais e globais como hoje,”, o que torna mais importante do que nunca construir uma cultura de colaboração nas empresas.

Essas habilidades, entretanto, não são as mais difíceis de se encontrar em profissionais. Ainda segundo o estudo, a habilidade em questão e é a capacidade de resolver problemas complexos: “Provavelmente, isso se deve ao cenário atual de incertezas e mudanças, no qual empresas e profissionais estão buscando maneiras de se adaptar e se reinventar”, justifica o estudo.

Outras nova habilidades além desta também estão listadas.

Continua depois da publicidade

Metodologia

Para realizar o estudo, foram entrevistados 312 profissionais de diferentes empresas, todos das áreas de recursos humanos, gestão e vendas. Eles elencaram as habilidades mais relevantes no cenário brasileiro e também as mais difíceis de serem encontradas. Veja abaixo quais são elas:

As habilidades mais requisitadas 
Classificação Habilidade 
1 Facilidade para se relacionar
2 Facilidade de aprender
3 Habilidade de comunicação oral e escrita
4 Pensamento crítico
5 Criatividade
6 Resolução de problemas complexos
7 Habilidade para trabalhar com diferentes culturas
8 Atitude empreendedora
9 Raciocínio lógico
10 Habilidade matemática e numérica
As habilidades mais difíceis de serem encontradas
Classificação Habilidade 
1 Resolução de problemas complexos
2 Pensamento crítico
3 Atitude empreendedora
4 Criatividade
5 Habilidade para trabalhar com diferentes culturas
6 Habilidade para comunicação oral e escrita
7 Raciocínio lógico
8 Facilidade para se relacionar
9 Facilidade de aprender
10 Habilidades matemáticas e numéricas