7 frases que você não deve dizer em uma entrevista de emprego

Evite erros e mantenha uma postura profissional

Giovanna Sutto

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Participar de uma entrevista de emprego pode gerar um pouco de nervosismo, e por mais que você esteja preparado, durante a conversa nem tudo sai sempre como o planejado.

Para evitar erros e manter uma postura profissional, há algumas coisas que você não deve dizer durante a entrevista para não acabar com as suas chances de conseguir a vaga desejada.

O Business Insider conversou com especialistas de carreira e selecionou o que você não pode dizer se quiser o emprego. Confira:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. “O que a companhia faz?”

Quando for fazer uma entrevista de emprego, você deve estar preparado e no mínimo saber o que a empresa faz. O ramo e alguns dos negócios e principalmente sobre a área que você vai trabalhar. Perguntas como essa farão você parecer desleixado e que não procurou nem buscar a empresa no Google.

2. “Você é casado” ou “Você está grávida? ”

Continua depois da publicidade

A dica aqui é nunca perguntar coisas pessoais para o recrutador – ou qualquer coisa que soe ofensiva. Você perderá muitos pontos. Certas coisas não fazem diferença para você, o importante é falar sobre suas experiências e sua potencial oportunidade na companhia. Seja sempre profissional e não busque intimidade durante a conversa.

3.  Falar qualquer tipo de palavrão ou palavras ofensivas

Soltar um palavrão ou alguma gíria ofensiva durante a entrevista pode derrubar suas chances de conseguir o emprego. Não é preciso e é bom evitar, mesmo se você estiver contando alguma historia da sua vida ou ainda se você se irritar com algo que o entrevistador disser, responder de forma ofensiva nunca é uma boa opção.

Por mais que o discurso do recrutador não pareça justo ou correto para você, rebater e iniciar uma discussão e potencialmente falar alguns palavrões não é profissional. Se não se sentir bem pode optar por não tentar entrar para aquela empresa.

4.  “Essa vaga não é minha primeira opção”

Por mais que você não consiga se imaginar trabalhando na empresa por muito tempo, é importante não expressar isso em voz alta. Seu entrevistador não vai gostar de alguém que tem a intenção de usar o cargo como mero passo para algo maior e melhor.

Você pode estar aguardando o resultado do trabalho dos sonhos, mas não faça o entrevistador sentir que você não valoriza sua empresa.

5. “Se eu não conseguir esse emprego, não sei o que vou fazer”

Parecer desesperado não vai ajudar você a conseguir o emprego e ainda vai assustar o recrutador. Esse tipo de coisa não precisa ser dito. Além disso, receber um não pode acontecer e o mundo não vai acabar. Você vai conseguir outras oportunidades.

6.  “Eu sei que não sou a pessoa mais qualificada, mas…”

Se você acha isso de si mesmo, o recrutador também vai achar. Nunca se desvalorize (bem como se vangloriar demais não é bom), vc vai perder suas chances de conseguir o trabalho. Se você foi chamado para entrevista o recrutador acredita que você é qualificado o suficiente para conversa e ter uma chance. Não se subestime.

7. “Eu odiava meu chefe”

A entrevista de  emprego não é o momento para comentar e reclamar de seu trabalho antigo. Muito menos falar mal das pessoas com quem você trabalhava, ainda mais seu chefe. Se você fala mal do emprego passado, no futuro você pode falar mal do emprego atual. Isso não é nada profissional.

Por mais que seu antigo trabalho não tenha oferecido um ambiente bom e colegas profissionais, não vem ao caso expressar isso para o entrevistador. Você está sendo avaliado.  

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.