Estes hobbies melhoram seu desempenho no trabalho

Pode não parecer, mas atividades realizadas no tempo livre mudam muito a sua produtividade

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O tempo livre, embora importante para ajudar a relaxar e pensar em assuntos não relacionados ao trabalho, também pode ajudar na sua produtividade enquanto profissional.

Isso é comprovado por uma pesquisa recente publicada por um professor assistente da San Francisco State University que concedeu uma entrevista ao site Fast Company. De acordo com ele, “qualquer que seja a atividade que você faz em seu tempo livre, ela se torna incrivelmente mais valiosa se for diferente do que você esteve exercendo mais recentemente em seu ambiente de trabalho”.

Confira abaixo quatro hobbies que podem melhorar – e muito – seu desempenho profissional:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. Novas formas de se locomover

Ir ao trabalho usando um meio de transporte alternativo é bom para o meio ambiente, para a sua saúde, para o seu bolso e – quem diria – para a sua produtividade.

Seja de bicicleta, skate, patins ou a pé, “passar um tempo ao ar livre antes de começar a trabalhar comprovadamente resulta em mais atenção ao trabalho”, diz o texto.

Continua depois da publicidade

Além disso, quem faz isso se sente mais conectado com a própria vizinhança e com o caminho até o escritório.

2. Comédia

Dominar a técnica de improviso na comédia, além de divertido, pode ser benéfico para o trabalho. O principal exemplo usado pelo especialista é o aperfeiçoamento da técnica onde sugestões da plateia criam novas histórias engraçadas – “isso faz com que você aprenda a pegar o que houver na sua frente e transformar em algo escalável”, explica o especialista. Tudo o que vier do improviso pode ajudar.

3. Música

Dominar um instrumento ou criar boas playlists são formas de estimular o cérebro, exercitar sua capacidade de manter o foco. Originalidade, conhecimentos técnicos, habilidades de apresentação e improviso são alguns dos benefícios.

4. Videogame

Você pode ser demitido por justa causa se jogar Pokémon Go no trabalho; mas fora dele, um joystick pode ser importante para transforma-lo em um excelente profissional.

Videogames estimulam tomadas de decisão e fazem uma mímica do ambiente do trabalho à medida que se tornam cada vez mais difíceis conforme as primeiras fases vão ficando para trás.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney