Não trabalhar de sexta-feira? Essa é a solução para sua empresa crescer ainda mais

Um dia a mais de folga durante a semana pode motivar seus funcionários, além de aumentar a produtivdade da sua empresa

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Não trabalhar nas sextas-feiras não é uma ideia exatamente nova. Os bilionários Carlos Slim e Larry Page já falaram publicamente sobre a proposta de redução de jornada de trabalho em 2014, mas a ideia ainda não pegou, de acordo com o site Entrepreneur.

Em muitas empresas, regalias de trabalho como os happy hours, academias, uma cozinha equipada e mesas de ping-pong já são realidade. Benefícios como esses eram praticamente inexistentes uma década atrás, mas agora se tornaram tão comuns que os funcionários realmente esperam que a empresa os tenha.

No entanto, uma pesquisa recente feita pelo site EY.com revelou que um terço dos funcionários relatam que a gestão de um equilíbrio trabalho-vida hoje em dia se tornou mais difícil do que nunca. Ou seja, ter apenas benefícios que deixam o ambiente de trabalho mais agradável não motiva tanto os funcionários.  

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Então, o que oferecer?

Que tal um dia a menos de trabalho? Enquanto várias empresas de sucesso vão além de oferecer algo único – subsídios de férias, reembolsos de matrícula da faculdade e licença parental – somente um seleto grupo realmente dá aos funcionários um verdadeiro equilíbrio entre vida profissional: não trabalhar nas sextas-feiras.

O consenso é que menos dias trabalhados gera menos dinheiro no fim do mês. No entanto, a longo prazo essa estratégia pode dar muito certo. As pessoas executam seu trabalho melhor quando não são obrigadas a se limitar em horas de expediente e a pressão é menor. Elas ficam intensamente concentradas durante a semana de trabalho e voltam do fim de semana se sentindo mais revigoradas e alertas. Como resultado, eles são mais produtivos, e mais felizes.

Continua depois da publicidade

Para a ideia funcionar como o planejado invista em um bom recrutamento, a fim de atrair os melhores talentos. Já que com essa estratégia – de ter um dia de folga a mais na semana – em prática a produtividade desses jovens talentos será alta. Ao criar um horário flexível, os funcionários acima da média que buscam uma qualidade de vida e valorizam seu tempo livre buscarão empresas assim. E sua empresa vai conseguir melhores resultados. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.