As sete profissões que serão indispensáveis no futuro

Até 2015 muitas carreiras terão sido dominadas pelos robôs

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Nos últimos anos, o mercado de trabalho, em todo o mundo, mudou completamente. Se antes os profissionais construíam uma longa trajetória dentro de uma empresa, hoje a rotatividade e rapidez nas mudanças de emprego são cada vez mais comuns.

Pesquisas já mostram que até 2025, muitas profissões tradicionais e que até estão na moda atualmente poderão ser feitas por robôs. O futurista Graeme Codrington, durante participação no TomorrowToday Global, afirmou que esse é o caso dos militares, que serão substituídos por drones e outras máquinas automatizadas.

A indústria financeira também sofrerá com a mecanização de tudo e a adoção de algoritmos em vez de especialistas.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Apesar de o cenário estar parecendo um filme de ficção científica. Os humanos não precisam se preocupar. O site Love Mondays listamos as sete profissões que serão indispensáveis no futuro (e não poderão ser feitas por máquinas, por enquanto). Confira:

Especialistas médicos
Uma coisa será sempre certa: seres humanos ficarão doentes, precisarão de cuidados e isso só poderá ser feito por pessoas. Por isso, haverá cada vez mais demanda por médicos, enfermeiros, terapeutas e farmacêuticos com o envelhecimento da população. Segundo dados do Labor Department, até 2018, cerca de 4 milhões de novos empregos nessa área serão gerados nos Estados Unidos. Para trabalhar nessa área, o profissional precisa gostar de trabalhar com pessoas e precisa ter aptidão para ciência e matemática.

Especialista em Tecnologia da Informação
Computadores, smartphones e a internet mudaram nossa forma de nos comunicarmos e farão muito mais no futuro. Por isso, um profissional especializado em Tecnologia de Informação será cada vez mais necessário. Programadores, especialistas em segurança e administradores estarão na lista das profissões modernas.

Continua depois da publicidade

Especialista em energia alternativa
Entre a lista de trabalhos novos que mais crescem, sem dúvida, estão os relacionados à energia alternativa. Energia eólica, à base de hidrogênio, geotérmica e solar criarão dezenas de novas carreiras, desde mecânicos de plantas até cientistas, engenheiros e até profissionais de vendas e marketing.

Direito Internacional
Como as empresas estão cada vez mais globais, nada mais importante do que contar com profissionais que possuam educação, experiência e habilidades para transitar bem por áreas como direito internacional, códigos de impostos, regulações ambientais e até ética. Essa nova profissão requer muita habilidade de comunicação e conhecimento de outras línguas e culturas.

Criador de conteúdo
O marketing tem se tornado cada vez mais importante nas companhias e, por isso, a demanda por profissionais especializados em produzir um conteúdo de qualidade para escrever em blogs, newsletters, artigos ou sites será maior. Aqui, o importante para esse profissional é ter uma boa comunicação escrita, ser antenado com todos os assuntos e ter muita disciplina para cumprir deadlines.

Especialista em Marketing
Os profissionais de marketing estarão em alta no futuro, já que a competição entre as empresas para achar formas de se diferenciar no mercado e produzir novos serviços só crescerá. Criatividade, boa comunicação e ótima capacidade de pesquisa são habilidades importantes para esse profissional.

Analista financeiro
Diante da indefinição da economia, é cada vez mais necessário contar com um conselheiro financeiro, tanto para seus negócios pessoais quanto para os da empresa. Habilidade para lidar com o estresse e conhecimentos matemáticos avançados, além de bom conhecimento do cenário financeiro mundial são habilidades essenciais para essa profissão.