Está desempregado? Veja 5 dicas para economizar dinheiro neste período

Parte das suas contas não pode ser cortada, como é o caso da água e da eletricidade, mas você pode diminuir os gastos com elas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O momento do desemprego pode ser bastante estressante, especialmente quando as contas não param de chegar e você não tem dinheiro sobrando para pagá-las. Por isso, saber economizar é essencial. Se você está passando por essa situação, confira 5 dicas que vão ajudá-lo a economizar dinheiro:

1. Diminua seus gastos

Parte das suas contas não pode ser cortada, como é o caso da água e da eletricidade, mas você pode diminuir os gastos com elas. Se você analisar seus hábitos, vai se dar conta de que utiliza muito mais água e energia do que o necessário, o que faz aumentar o valor da sua conta no fim do mês. Evite o desperdício com banhos longos demais e observe se você não tem deixado luzes acesas em cômodos que você não está ocupando. Hábitos simples como esses podem representar uma queda considerável nos seus gastos mensais.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. Reveja hábitos de transporte

Poucas pessoas se dão conta disso, mas se locomover é uma das maiores fontes de gasto. Uma vez que você está sem emprego, evite gastos saindo com o seu próprio carro. Por que não utilizar o transporte público ou, melhor ainda, uma bicicleta?

3. Tranque sua matrícula na academia 

Continua depois da publicidade

Sim, a saúde é tão importante quanto ter um emprego e se manter em movimento vai garantir motivação durante a sua busca. Entretanto, você não precisa praticar os exercícios exclusivamente na academia. Uma vez que você não tem um salário estável, melhor evitar esse tipo de gasto e investir em locais gratuitos. Saia para caminhar ou correr em parques e praças, aproveite os aparelhos instalados nesses locais. Além disso, você pode realizar séries de exercícios aeróbicos dentro da sua própria casa.

4. Pague à vista 

Lembre-se de que pagar as coisas no crédito é gastar um dinheiro que não é seu. E neste momento você não tem garantias de que poderá pagar essas dívidas futuramente. Esqueça cartões de crédito e empréstimos, em vez disso gaste apenas o dinheiro que você tem. Dessa maneira, você será capaz de controlar melhor seus gastos e diminuir os custos.

5. Corte despesas desnecessárias

Você pode querer muito um novo laptop, um telefone ou mesmo um par de sapatos. Mas, infelizmente, esse não é o momento apropriado para isso. A não ser que seja um produto essencial para a sua sobrevivência, espere para comprá-lo ao receber o seu primeiro salário.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.

Tópicos relacionados