Em carreira / emprego

Está desempregado? Veja 5 dicas para economizar dinheiro neste período

Parte das suas contas não pode ser cortada, como é o caso da água e da eletricidade, mas você pode diminuir os gastos com elas

moeda de 1 real
(Getty Images)

SÃO PAULO - O momento do desemprego pode ser bastante estressante, especialmente quando as contas não param de chegar e você não tem dinheiro sobrando para pagá-las. Por isso, saber economizar é essencial. Se você está passando por essa situação, confira 5 dicas que vão ajudá-lo a economizar dinheiro:

1. Diminua seus gastos

Parte das suas contas não pode ser cortada, como é o caso da água e da eletricidade, mas você pode diminuir os gastos com elas. Se você analisar seus hábitos, vai se dar conta de que utiliza muito mais água e energia do que o necessário, o que faz aumentar o valor da sua conta no fim do mês. Evite o desperdício com banhos longos demais e observe se você não tem deixado luzes acesas em cômodos que você não está ocupando. Hábitos simples como esses podem representar uma queda considerável nos seus gastos mensais.

2. Reveja hábitos de transporte

Poucas pessoas se dão conta disso, mas se locomover é uma das maiores fontes de gasto. Uma vez que você está sem emprego, evite gastos saindo com o seu próprio carro. Por que não utilizar o transporte público ou, melhor ainda, uma bicicleta?

3. Tranque sua matrícula na academia 

Sim, a saúde é tão importante quanto ter um emprego e se manter em movimento vai garantir motivação durante a sua busca. Entretanto, você não precisa praticar os exercícios exclusivamente na academia. Uma vez que você não tem um salário estável, melhor evitar esse tipo de gasto e investir em locais gratuitos. Saia para caminhar ou correr em parques e praças, aproveite os aparelhos instalados nesses locais. Além disso, você pode realizar séries de exercícios aeróbicos dentro da sua própria casa.

4. Pague à vista 

Lembre-se de que pagar as coisas no crédito é gastar um dinheiro que não é seu. E neste momento você não tem garantias de que poderá pagar essas dívidas futuramente. Esqueça cartões de crédito e empréstimos, em vez disso gaste apenas o dinheiro que você tem. Dessa maneira, você será capaz de controlar melhor seus gastos e diminuir os custos.

5. Corte despesas desnecessárias

Você pode querer muito um novo laptop, um telefone ou mesmo um par de sapatos. Mas, infelizmente, esse não é o momento apropriado para isso. A não ser que seja um produto essencial para a sua sobrevivência, espere para comprá-lo ao receber o seu primeiro salário.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.

 

Contato