Os 7 hábitos que tornam você mais produtivo no trabalho

Ser uma pessoa mais produtiva depende apenas das suas atitudes diante das tarefas que tem a realizar. Confira como ser mais produtivo desenvolvendo 7 hábitos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Ser produtivo é o sonho de muitos profissionais, mas desenvolver essa habilidade parece ser um problema. Isso acontece porque as pessoas acreditam que a produtividade depende mais dos fatores externos que dos internos. Contudo, elas estão enganadas. Ser uma pessoa mais produtiva depende apenas das suas atitudes diante das tarefas que tem a realizar. Confira como ser mais produtivo desenvolvendo 7 hábitos simples de serem seguidos.

1. Tome notas. Ao invés de confiar na sua memória para todos os compromissos que tem durante o dia, por que não tomar notas sobre eles? Não precisa ser necessariamente uma agenda, apenas um bloquinho no qual você possa marcar tudo que ainda tem para fazer. Uma boa ideia é dividir as suas pendências por categorias, como reuniões, tarefas iniciadas, novos projetos, etc.

2. Guarde as coisas no lugar. Esse é um hábito simples e efetivo, que pode aumentar sua produtividade de maneira exponencial. Pense bem em quanto tempo você perde apenas procurando por itens que você achou que estavam em lugar, mas não estavam. Para evitar esse tipo de coisa, por que não guardar seus itens no lugar em que eles estavam? Não dói nada e vai economizar seu tempo futuramente.

Continua depois da publicidade

3. Não procrastine. Deixar as coisas para o último minuto faz com que você esteja sempre sobrecarregado. Ao invés disso, procure priorizar suas tarefas e, na medida do possível, concluí-las assim que elas forem determinadas para você. Isso dá a sensação de dever cumprido.

4. Apronte-se com antecedência. Pequenas preparações feitas com antecedência economizam bastante tempo na sua vida. Por exemplo, se você em um compromisso logo pela manhã não deixe para arrumar os seus pertences logo que acordar. Faça isso na noite anterior.

5. Seja cuidadoso. Cuidar das suas coisas pode parecer uma dica desnecessária, mas faz muita diferença no que se refere à produtividade. Conservar seus pertences em bom estado faz com que você os tenha sempre à mão quando for necessário. Dessa maneira, você não perde tempo buscando outros recursos.

Continua depois da publicidade

6. Comunique-se claramente. Quanto melhor você se comunica, melhor as pessoas entenderão o que você quer ou precisa. E, da mesma maneira, você se sente mais articulado para questionar o que não estiver claro para você. Isso elimina conversas intermediárias para resolver problemas de compreensão e faz com que seu trabalho seja realizado mais rapidamente e com mais qualidade.

7. Relaxe. Pessoas tensas e estressadas têm mais dificuldade para pensar em saídas inovadoras e criativas. Para isso, seu cérebro precisa estar descansado. Portanto, invista tempo em fazer coisas que divertem você. Quanto mais relaxado você estiver, mais fácil será para encontrar a solução necessária para os problemas.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.