Em carreira / emprego

Demissão mal conduzida denigre imagem da empresa

Segundo pesquisa, maioria dos profissionais demitidos ficou com uma impressão ruim da empresa ou pessoa responsável pelo processo

Demissão - choro - tristeza
(Getty Images)

SÃO PAULO - Como recrutar profissionais para a empresa, demitir também é um processo importante. Além do ex-funcionário não conhecer a razão da demissão, a imagem da empresa ou do profissional que conduziu o desligamento pode ser afetada, caso essa ação seja mal realizada.

Um estudo realizado pela Produtive – Carreira e Conexões com o Mercado com mais de 300 profissionais, sendo que 68% já haviam sido demitidos, revela que a maioria dos profissionais relatou que seu desligamento foi mal conduzido, o que ocasionou, na maior parte dos casos, uma imagem ruim da empresa em que trabalhou.

Ainda, em quase metade dos casos, mais de 47% dos profissionais ficaram com uma impressão desfavorável da pessoa responsável pelo processo de demissão.

Falta do feedback
A pesquisa ainda aponta que em 70% dos casos não houve feedback durante o trabalhou ou no momento da demissão, para que os profissionais pudessem reconhecer onde erraram ou ter a chance de melhorar em alguma competência técnica ou comportamental. Também, em 33% das situações, não houve clareza sobre o motivo do desligamento.

 

Contato