Empresas buscam novos profissionais de marketing; veja o perfil desejado

Segundo 94% dos executivos da área, esse profissional não se limita apena à criatividade, mas também, precisa ter conhecimentos em gestão, análise e de internet

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – O perfil do profissional de Marketing passa por uma mudança no mercado de trabalho. Segundo 94% dos executivos da área, esse profissional não se limita apena à criatividade, mas também, precisa ter conhecimentos em gestão, análise e redes sociais.

Segundo a sondagem da Amcham (Câmara Americana do Comércio), 79% das empresas contratantes afirmam que já percebem a necessidade de selecionar profissionais com essas características.

Na visão dos 64 consultados, os atributos mais procurados pelas companhias são: inovação e criatividade na gestão de marcas, produtos e do próprio negócio, com 56%, habilidade para integração entre canais on-line e off-line, 54%, gestão e liderança de equipes e projetos, 48%, habilidade analítica para maior aproveitamento da explosão de dados, 44%, e gestão da interação com o cliente, para 33% dos consultores.

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Para acompanhar a nova demanda, o estudo ainda levantou os impactos corporativos do novo perfil de profissional de marketing. Para 49% dos entrevistados, as novas exigências do mercado fizeram com que desembolsassem maior investimento em treinamento e capacitação, 33% optaram por uma estruturação de planos de carreira e 32% intensificaram o leilão de talentos entre empresas.

Razões das mudanças
Para a pesquisa, o que explica a necessidade de um perfil diferenciado é um novo contexto de negócios, marcado pela disseminação das mídias sociais, crescimento de opções de canais e ferramentas, maior concorrência e globalização das marcas e as recentes mudanças na demografia do consumidor.