Emprego: você sabe como impressionar em uma entrevista via Skype?

Especialista dá dicas de como realizar uma entrevista de emprego produtiva pela internet; confira

SÃO PAULO – Uma coisa é fazer uma entrevista de emprego via Skype, outra, bastante diferente, é ser capaz de impressionar o selecionador utilizando esse recurso. À medida que a internet se torna cada vez mais importante no mundo corporativo, sobretudo por economizar tempo e dinheiro, os profissionais devem estar preparados para tirar o máximo de proveito desse recurso.

A palavra-chave para impressionar é preparação. Entre as dicas, elaboradas pela especialista em mídia social Marian Schembari e divulgadas no site Career Builder, o profissional deve preparar um portfólio digital, ou seja, links de arquivos ou vídeos que podem ser acessados durante a entrevista.

Os arquivos também podem ser enviados via chat. Assim, você pode ilustrar suas conquistas instantaneamente, permitindo que o entrevistador conheça mais a fundo o seu trabalho.

PUBLICIDADE

Para impressionar, vale a pena prestar atenção nos seguintes itens:

1. Para onde olhar? – a dica é que o candidato olhe para a câmera e não para a tela do computador. Por mais que isso pareça estranho, se você direcionar o seu rosto para o monitor, pode gerar uma sensação no entrevistador de que você está olhando para longe.

De acordo com a especialista, por mais que você não esteja fazendo contato olho a olho, no sentido tradicional, quando você olha para a câmera, parece que você está olhando para o entrevistador.

2. Cuidado com as interrupções – lembre-se de que sua casa é um ambiente bastante diferente do ambiente corporativo. Por mais que esteja em seu quarto ou escritório, não se esqueça de desligar os telefones e avisar a família, para que não haja interrupções.

Cuidado especial com crianças e cachorros. “Muitas pessoas não levam a entrevista via Skype tão a sério quanto as entrevistas pessoais, mas você precisa ser tão profissional quanto”, explica Marian.

3. Pratique em frente a um espelho – quem não tem nenhuma familiaridade com câmeras pode achar bem assustador ver seu rosto nesse recurso pela primeira vez. E isso pode atrapalhar o curso da sua entrevista. A sugestão, portanto, é praticar em frente a um espelho antes.

PUBLICIDADE

É interessante, inclusive, se familiarizar com as expressões que você faz quando fala. Além disso, praticar ajuda a perder a timidez das câmeras.

4. Cuidado com o fundo – segundo especialistas, o que fica à mostra na câmera, além do seu rosto, pode dizer muito sobre como você se preparou para a entrevista. A dica é mirar a câmera para um fundo branco ou de uma cor quente. Além disso, limpe sua mesa e deixe visíveis apenas prêmios e certificados.

5. Roupas e cores – assim como na entrevista pessoal, é preciso prestar atenção à roupa que vai vestir. Lembre-se de que o importante é evitar distrair o entrevistador, sobretudo com cores chamativas. Evite roupas com estampas florais ou listras brilhantes, por exemplo.

6. Faça uma simulação – uma entrevista de emprego já gera sobre os candidatos pressão suficiente. Evitar que essa ansiedade aumente é muito positivo. Nesse sentido é que se torna importante fazer um teste prévio; assim, você elimina a insegurança do equipamento não funcionar. Vale fazer uma simulação com alguém de confiança, que lhe dê um feedback honesto.

Não se esqueça de testar a qualidade do áudio e do vídeo, pois, por mais que seu computador tenha uma câmera embutida, isso não é garantia de qualidade.