Emprego temporário: chance de dinheiro extra e, quem sabe, de efetivação

"Bicos" nas férias significam, para muitos, a chance de ingressar no mercado de trabalho; portanto, aproveite!

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Férias lembra descanso, no entanto, muitas empresas sentem nesta época a necessidade de contratar temporários, para atender à maior quantidade de vendas. Para quem está desempregado ou procurando sua primeira colocação, esta é a hora de agarrar a oportunidade e ficar de olho nas ofertas de emprego!

Temporário? Nem sempre!

O fato de se colocar numa vaga temporária exige certo preparo do trabalhador. Afinal, trata-se de uma situação para um curto prazo, ou seja, não se pode nutrir grandes expectativas quanto ao futuro.

No entanto, este argumento não deve ser usado para se recusar uma vaga ou, pior ainda, não dar o máximo nesta nova etapa profissional. Embora em pequenas proporções, existem sim as chances de efetivação. Isso sem falar em ser chamado para trabalhar em outras ocasiões. Portanto, aproveite! Mais do que nunca, capriche em sua postura e dê o seu melhor!

O que as empresas procuram?

Aprenda a investir na bolsa

Segundo João Pedro Caiado, consultor especializado em gestão de pessoas, neste período as empresas têm preferência por profissionais com perfis bem específicos: buscam alguém com bastante disposição ao trabalho e energia, voltado à obtenção de resultados imediatos, com faixa etária mais baixa e, principalmente, com facilidade de aprender.

Ainda de acordo com o especialista, os segmentos que mais contratam nesta época são os de turismo, bens de consumo e comércio.

Caiado exemplifica: somente no setor de turismo, para cada funcionário já existente, mais dois temporários são contratados para atender o período de férias. No comércio, são contratados em torno de 10% de temporários. Já as indústrias de bens de consumo ampliam em média 12,5% o seu quadro de funcionários.

Destes contratados para esta época do ano, cerca de 5% a 10% são efetivados. As chances, embora pequenas, existem… e uma delas pode ser sua. Portanto, prepare-se!