RADAR INFOMONEY Por que o Santander surpreendeu o mercado? Veja as perspectivas para as ações dos bancos

Por que o Santander surpreendeu o mercado? Veja as perspectivas para as ações dos bancos

Emprego novo, vida nova: aproveite a transição para fazer tudo diferente

Quem pensa que só porque conseguiu uma nova colocação pode se acomodar está enganado, avisa consultora

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – “A busca por um novo desafio exige mudanças”, garante a consultora da RH Internacional, empresa de recrutamento e seleção, Genilda Castilho. Ela se refere à mudança de emprego. Assim, quem pensa que só porque conseguiu uma nova colocação pode se acomodar está enganado.

Segundo a especialista, a procura por novos desafios pressupõe estar preparado para eles. “Um novo emprego implica a necessidade de novos conhecimentos, tanto técnicos quanto comportamentais”, sublinha.

“Procure se aperfeiçoar nos idiomas, nos conhecimentos de informática, se matricule em uma pós-graduação ou mesmo em cursos de extensão. O importante é não se acomodar. Hoje em dia, os profissionais devem estar antenados em tudo”.

Chance de recomeçar

Aprenda a investir na bolsa

O novo emprego pode ser visto ainda como uma chance de começar do zero. Por isso, a recomendação é analisar suas deficiências e erros do passado, procurando melhorar sempre, tanto pessoal quanto profissionalmente.

“Tenha como objetivo o que não pôde alcançar no emprego anterior, por exemplo, uma promoção. Deixe para trás os problemas que tinha com a equipe ou com seu chefe. Tudo deve servir de lição. Assumido o novo desafio, você já sabe de suas limitações, portanto, procure saná-las, e nunca mascará-las”, lembra Genilda.

Faça o seguinte: se você era muito introspectivo, no seu novo emprego, tente interagir mais. Se seu antigo chefe costumava reclamar de sua comodidade, tente, de agora em diante, ser proativo no dia-a-dia, e mostre mais interesse pelas atividades da empresa.

Se faltava-lhe a simpatia da equipe, aprenda a trabalhar em grupo e seja mais carismático. “Hoje, há mil cursos que visam ao aprimoramento profissional, assim como palestras e consultorias. Utilize-os a seu favor. Não é porque você conseguiu uma vaga que pode ficar tranqüilo. Ainda não é certeza que o novo emprego dará certo”.