AO VIVO Rodrigo Furtado, da XP Asset, fala sobre uma oportunidade no mercado de ações

Rodrigo Furtado, da XP Asset, fala sobre uma oportunidade no mercado de ações

Emprego novo? Prepare-se para abrir uma nova conta bancária!

Nem sempre a instituição financeira da empresa é a mesma onde você tem conta, e você precisa receber seu pagamento!

SÃO PAULO – Emprego novo! O momento de grande expectativa, exige também paciência para a adaptação. Afinal, tudo parecerá estranho no início, e diferente da sua rotina habitual.

Na hora de apresentar a documentação à empresa, você irá se deparar com um outro requisito: ter conta ou abrir uma na instituição financeira escolhida pela sua nova empregadora!

Fique de olho!

Embora muita gente reclame e questione a possibilidade de driblar a exigência, o fato é que a legislação brasileira, de acordo com o CRA-SP (Conselho Regional de Administração), não dá ao trabalhador o direito de escolher o banco para recebimento do seu salário.

PUBLICIDADE

Sendo assim, vale analisar as contas bancárias que você já possui, verificando as tarifas cobradas por cada instituição, vantagens oferecidas e a real necessidade de mantê-las abertas.

Embora seja um processo às vezes trabalhoso, pode ser recomendável encerrar a conta que você movimenta menos, e continua pagando tarifas abusivas sem perceber! Com o passar do tempo, você notará a diferença.

Do lado dos bancos

Enquanto para o trabalhador e para a empresa a determinação quanto à instituição financeira representa maior controle e segurança para o pagamento/recebimento dos salários, por exemplo, para os bancos a vantagem é outra: a fidelização.

Pense bem: considerando uma empresa com dois mil funcionários, trata-se de uma bela captação de clientes, que deverão permanecer com suas contas abertas no longo prazo, sem muitos riscos ao banco (fidelização).

A vantagem se amplia ainda mais considerando-se os servidores públicos, onde a estabilidade em relação ao emprego é ainda maior e geralmente recebem sua remuneração em dia.

Considerando ainda que cada funcionário pode também indicar o seu banco para um outro conhecido, a “rede” se amplia ainda mais.