RADAR INFOMONEY AO VIVO Por que o Santander surpreendeu o mercado? Veja as perspectivas para as ações de bancos

Por que o Santander surpreendeu o mercado? Veja as perspectivas para as ações de bancos

Emprego: maioria das vagas abertas em dezembro era para a área industrial

Segundo consultoria, setor de Serviços veio na seqüência; destaque é para indústria automobilística e autopeças

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – De acordo com levantamento divulgado na quarta-feira (16) pela Right Management, 57% das vagas captadas pelos escritórios em São Paulo no mês de dezembro de 2007 eram para a área Industrial. No Rio de Janeiro, o percentual atingiu 46%.

O setor de Serviços veio na seqüência, com 23% dos novos postos de trabalho na capital paulista e no Rio de Janeiro. Nas comparação com o mesmo período de 2006, destaque para o setor Comercial, que apresentou alta de 45,45% em São Paulo e de 28,57% no Rio de Janeiro.

Destaque para automobilística e autopeças

Entre os setores da indústria paulista, os destaques ficaram com as empresas automobilísticas e de autopeças, que responderam por 20,7% das vagas. Construção civil (14,6%) e Bens de Consumo (13,4%) vieram em seguida.

Aprenda a investir na bolsa

No Rio de Janeiro, por sua vez, o destaque ficou com o segmento de Alimentos e Bebidas, que respondeu por 12,2% das oportunidades de emprego do último mês do ano. Na seqüência, ficaram petroquímica/petróleo e metalurgia/siderurgia/fundição, ambos com 10,2%.

De acordo com dados divulgados também na quarta-feira pela Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a indústria paulista ampliou sua força de trabalho em 5,01% em 2007, o que significa a criação de 104 mil vagas de emprego.

Cargos

Considerando os cargos oferecidos, o de gerente médio é destaque em São Paulo (39%). No Rio, os mais procurados também foram esses profissionais (53%).