Emprego: atitudes que colocam em risco seu posto no mercado de trabalho

Quem ocupa uma posição não deve pensar que terá o cargo garantido para sempre, é melhor mostrar resultados!

SÃO PAULO – Conquistar uma vaga no mercado de trabalho pode não ser fácil, mas mais difícil do que isso é manter este posto. Existem diversas atitudes que podem fazer com que você perca sua colocação: você sabe quais são elas?

Acomodação e falta de iniciativa

Não pense que somente porque conquistou o cargo não poderá perdê-lo. Agir como se fosse um funcionário vitalício não é a melhor atitude a ser tomada, mas sim mostrar resultados a cada dia, sem se deixar acomodar com os elogios. As empresas querem profissionais pró-ativos e não carregar “nas costas” quem não quer crescer com ela.

Outra atitude que pode colocar seu emprego em risco é a falta de atualização. Conquiste um cargo e se aprimore a cada dia. Pensar que já sabe tudo e que não precisa sentar em uma sala de aula é um grande engano: corra atrás de cursos, eventos e palestras. Já pensou em uma especialização? E em um mestrado ou doutorado?

Outras atitudes

PUBLICIDADE

Nunca realizar nenhuma destas atitudes pode ser impossível, mas é certo que você pode evitá-las. Veja abaixo o que não fazer para não perder seu cargo:

  • Em primeiro lugar, evite fazer fofocas em grupos, principalmente se o assunto principal for seu chefe. Já imaginou ser pego falando mal dele por ele mesmo? Se fazer isso dentro da empresa é condenável, nunca o faça para clientes, outros superiores ou fornecedores, já que a crítica pode chegar no ouvido dele;
  • Reclamar de seu salário não é a melhor maneira de pedir aumento, já que você só irá saturar seu chefe com as críticas e mostrando sua insatisfação. Por que não fazer por merecer? Mostre resultados e você terá o aumento desejado;
  • Mostre interesse pelo processo empresarial como um todo e pelo trabalho que realiza. Você fica o tempo inteiro no telefone? Conversa a todo o momento com os colegas? Esquece o que lhe é pedido? Estas atitudes podem mostrar que você não se interessa;
  • Por fim, mantenha uma atitude de respeito com relação aos colegas de trabalho e desenvolva um bom relacionamento interpessoal.