Emprego: 77% dos executivos conseguiram um trabalho com o networking

Pesquisa da DBM revela que, em 2008, houve uma alta no número de executivos que conseguiram emprego graças ao networking

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Ter uma rede de contatos sólida pode ser indicador de recolocação rápida no mercado de trabalho. Uma prova disto é que, no ano passado, 77% dos executivos conseguiram uma nova chance no mercado de trabalho graças ao networking. Em 2007, a taxa era de 72%

Os números fazem parte de um levantamento feito pela DBM, consultoria de gestão de capital humano, em momentos de transição de executivos da capital paulista.

Para a especialista no tema e consultora da DBM, Carmelina Nickel, o networking é uma ferramenta válida tanto para quem deseja encontrar emprego em outra empresa quanto para quem deseja avançar na companhia na qual já trabalha. “É por meio dele que somos indicados e que indicamos pessoas para oportunidades de trabalho”.

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Networking, sempre!

A consultora ressalta, no entanto, a importância de manter a rede de contatos não apenas nos momentos em que ele é necessário.

“O objetivo do networking é criar vínculos de solidariedade entre as pessoas. Não adianta acionar as pessoas de relacionamento apenas quando precisa de ajuda. Deve existir uma relação de reciprocidade, ou seja, é equivocado procurar os conhecidos apenas por interesses utilitários. É necessário manter a rede de contatos viva o tempo inteiro”, explica.

Dicas

Se você não tem ainda uma rede de contatos, Carmelina aconselha que o primeiro passo a ser dado é listar os nomes de todas as pessoas com quem mantém vínculos diretos, sejam elas amigos, parentes, ex-colegas de faculdade, professores e pessoas do ambiente de trabalho.

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“É bastante comum os profissionais esquecerem de fazer networking dentro das companhias em que atuam. Esse é um erro! Na medida em que há mais reestruturações, é essencial ser conhecido internamente. Não estamos falando de proteção ou de “bairrismo”, mas sim da importância de ter uma rede interna ativa para que a empresa não corra o risco de, num momento estratégico como este, perder um executivo competente, apenas porque ele não é conhecido por seus pares na mesma organização”, ressalta a consultora.

Outra dica para constituir uma rede de contatos é participar de encontros estratégicos dentro e fora da empresa. “Palestras, reuniões e conferências são ótimos meios de conhecer pessoas interessantes, assim como eventos sociais, esportivos e culturais”, diz Carmelina.

A consultora finaliza lembrando que a rede de contatos deve ser construída de forma natural. “O profissional deve se mostrar disponível e acessível. O networking não precisa nem deve ser construído apenas em ambientes e situações relacionadas ao trabalho e aos negócios”.