Empregado infrator tem multa de trânsito descontada do salário

Desconto foi considerado legítimo, pois empresa deve ser ressarcida por dano causado por imprudência de seu empregado

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Um funcionário que cometeu infrações no trânsito com o carro da empresa teve o valor das multas descontado do salário. O promotor de vendas então acionou a justiça pedindo a devolução do dinheiro.

Entretanto, a 6a Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP) decidiu, por unanimidade, que o desconto foi legítimo, pois é lícito a empresa ter um ressarcimento do dano causado por imprudência de seu empregado.

Infrações não-intencionais

O trabalhador defendeu a tese de que as multas ocorreram em razão do exercício de sua função e que não foram intencionais. Como a primeira instância havia negado seu pedido, o funcionário recorreu, sem sucesso.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O relator da questão entendeu que o empregado não tinha razão em seu pedido. “O trabalhador autorizou expressamente o desconto das multas de trânsito por ele cometidas, de modo que tais abatimentos são legítimos”.

Para o juiz, o fato das multas terem sido praticadas intencionalmente ou não é irrelevante. “A responsabilidade pelas multas era do funcionário e a empresa estava autorizada a descontá-las do seu salário, não existindo, portanto, qualquer violação à CLT”.