Embalagens: consumidores atentam ao design na hora da compra

Para especialista, embalagem influencia na compra das classes médias e baixas; dessa tendência surge uma nova profissão

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Quando vai ao supermercado, o consumidor se depara com diversas marcas de um determinado produto. A competitividade entre as empresas para atrair os clientes é alta e, a partir disso, o consumidor deve exigir qualidade.

Para chamar mais atenção do consumidor quanto à qualidade e a eficiência do produto, as empresas apostam nas embalagens. Elas devem ter cores que relembram a marca e estar de acordo com as normas de comercialização, com dados relevantes ao consumidor.

Nova profissão

Para que todas as informações estejam de maneira clara e a embalagem ainda se torne bonita, as empresas já contam com um novo profissional no mercado de trabalho, o designer de embalagens.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A nova profissão não tem cargo definido, mas já tem seu papel bem determinado dentro da empresa. Ele ressalta a experiência total da marca, não se limitando à relação de consumo com relação ao produto ou serviço, mas ao valor emocional e aspiracional.

“Principalmente nas classes médias e baixas existe um conceito de marcas sociais. As pessoas querem comprar das líderes de mercado para mostrar que podem”, disse o designer e consultor da Organização das Nações Unidas, Lincoln Seragini.

Necessidade do designer

As empresas que alinham os negócios com o design precisam estar preparadas para este novo profissional, que tem como objetivo melhorar a imagem do produto diante do consumidor. “Focado em experiências do consumidor, o profissional visa interação, produtos, ambientes e serviços exclusivos”, conclui Seragini.