Em busca de um emprego novo? Veja 10 dicas para conquistá-lo

Especialista da Human Brasil, Fernando Costa, elabora algumas sugestões para quem quer encontrar uma posição em 2012

SÃO PAULO – Com a chegada de 2012, é hora de começar a agir para conquistar aquelas metas definidas nos últimos momentos do ano anterior. Se encontrar um novo emprego é uma delas, vale seguir algumas dicas, elaboradas pelo diretor de operações da Human Brasil, Fernando Montero da Costa.

Identifique suas preferências – a primeira recomendação é que os profissionais tenham consciência do que gostam de fazer. Costa lembra que trabalhar fazendo aquilo de que não gosta vai fazer a pessoa infeliz e, se o selecionador perceber isso na entrevista, certamente ela não será a escolhida para a vaga.

Seja pró-ativo – para encontrar uma oportunidade, é preciso esforço. Nem sempre o emprego ou a posição que você está procurando está tão à vista quanto parece. É preciso pesquisar, seja em sites de empresas, seja em sites de emprego, anúncios e todas as redes.

PUBLICIDADE

Hora do networking – é na rede de contatos que muitos acham oportunidades. Portanto, invista em seu networking, seja ele pessoal, seja familiar, de amigos ou profissional. As redes sociais podem ser um ferramenta importante, então, se exponha no Facebook e no Linkedin, que, segundo Costa, “têm servido como um bom canal por empresas para localizar candidatos em busca de vagas de emprego”.

Marketing pessoal

Aparência – é importante cuidar da imagem. Na entrevista, por exemplo, ela será levada em consideração, já que o candidato está sendo selecionado para representar a imagem da empresa. Na dúvida, sempre procure ser mais formal do que informal.

Formação – a recomendação é valorizar a sua formação escolar, deixando claro os conhecimentos adquiridos na graduação, pós-graduação e especialização. Se tiver um curso técnico, também vale a pena valoriza. “O mercado ainda continua favorável para especialistas e isso pode ser um diferencial para você frente a outros candidatos”, diz o diretor da Human Brasil.

Saiba se vender – caso consiga uma entrevista, é importante saber vender bem suas habilidades e competências. “Primeiro, dizendo ao selecionador no que você é realmente bom. Depois, relatando experiências profissionais que o destacaram e o fizeram bem-sucedido em outros empregos”, sugere Costa.

Seja autêntico – de acordo com o especialista, vale mais a pena falar a verdade sobre suas reais fraquezas profissionais do que mentir. A dica é enfatizar seus pontos fortes e, sobre os pontos fracos, diga que está buscando melhorar, e assim o faça.

PUBLICIDADE

A entrevista – no momento da conversa com o selecionador, é importante estar atento. “Desligue o seu celular, procure demonstrar tranquilidade e segurança e, principalmente, responda às perguntas que o entrevistador te fizer de forma clara e objetiva, sem rodeios”, sugere Costa.

Referências – procure ter como “carta na manga” os nomes e dados de contatos com referências a seu respeito, pois os selecionadores costumam consultá-los durante o processo de contratação.

Persista – por fim, lembre-se de que o emprego dos seus sonhos pode não estar tão visível ou fácil de encontrar. O candidato deve preencher fichas de emprego, se cadastrar pela internet e em redes sociais, atender às chamadas de entrevistas, sempre tentando facilitar a vida do selecionador.

“Não se deixe abater pelos obstáculos da concorrência ou pelo desânimo de alguma tentativa que não deu certo. Costumamos na vida dar muito mais valor àquilo que conquistamos com muita garra e vontade de vencer”, diz Costa.