Em busca de trabalho? Saiba enviar seu currículo e garanta uma oportunidade

Buscar de vagas deve atender ao perfil do candidato e ser direcionada para não comprometer a imagem do trabalhador

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Procurar oportunidades de trabalho no mercado nunca foi tão fácil como nos dias atuais. Basta um clique e pronto! Uma lista de empregos costuma aparecer em uma questão de instantes na tela do computador de quem sabe procurar na internet as melhores vagas.

Mas será que conseguir se candidatar a tantas oportunidades e, ainda assim, assegurar uma futura lembrança de um recrutador também costuma ser tão simples?

De acordo com a consultora em Transition Management da De Bernt Entschev Human Capital, Leandra Cortelleti, a resposta é não, ao menos para quem deseja realmente garantir um bom emprego.

Aprenda a investir na bolsa

“Independentemente do cargo do profissional, ele deve ter em mente quais serão as empresas de seu interesse, bem como quais as vagas estão de acordo com o seu perfil e apenas mandar seu currículo para oportunidades compatíveis”, recomenda Leandra.

Tiro no escuro
E não pense que tanto cuidado se dá à toa, afinal, segundo a própria consultora, disparar o currículo ‘no escuro’ por aí, pode comprometer e muito a imagem de um colaborador. “Tal atitude não é nada adequada, pois a impressão que causa é que o candidato está desesperado à procura de um emprego e que está interessado em agarrar a primeira oportunidade que aparecer”, diz Leandra.

Por isso, o importante nessas horas é ter calma e avaliar muito bem as vagas disponíveis antes de sair atirando para todos os lados. O que não significa, no entanto, ignorar as redes sociais ou deixar de aproveitar as vantagens de um bom networking.

Aliás, esta atividade, segundo a consultora de recrutamento e seleção da Ricardo Xavier da Recursos Humanos, Vanessa de Mello Roggeri, jamais deve ser ignorada.

“O profissional deve aproveitar os meios que possui para aumentar sua rede de contatos e assim conseguir novas oportunidades. A família, os amigos e as redes de relacionamento podem colaborar muito com isso. Esse último item, inclusive, costuma ser o melhor meio de conseguir empregos, por ser visado por consultorias e empresas”, conta Vanessa.

A busca
Para se candidatar a uma vaga, o ideal é que o profissional envie seu currículo em anexo e no corpo do e-mail, escreva uma carta formal, descrevendo seus dados para contato e suas principais atribuições. Ao que parece, tal atitude costuma ser muito bem vista pelos recrutadores e pode favorecer os candidatos que quiserem garantir uma oportunidade no futuro em uma empresa.

PUBLICIDADE

“Trata-se de uma formalidade que traz o resumo da experiência do candidato, as especializações e a expectativa profissional em um emprego. Quanto mais pontual ele for, melhor será para sua avaliação”, diz Leandra.

Prazo de retorno
Outro dado importante diz respeito à confirmação de recebimento do currículo, bem como a abertura de vagas, afinal, este é um assunto delicado que requer jogo de cintura de quem deseja se candidatar a um emprego em uma agência ou empresa.

“Ao abordar uma consultoria para confirmar o recebimento de um currículo, o profissional deve ter cuidado para não parecer um tanto quanto invasivo, dando a entender que está cobrando o recrutador de uma posição”, diz Leandra.

Segundo ela, o melhor nestes casos é que o candidato se coloque à disposição para mais informações, caso uma vaga com seu perfil venha a surgir. Outra recomendação é não ligar constantemente para a agência para ter um feedback da vaga.

“Ao demonstrar ansiedade, o trabalhador passa uma imagem negativa, de alguém insistente. Por isso, a recomendação é que a ligação para se ter um retorno seja feita após uma semana do envio do currículo”, diz a consultora.