Em 10 anos todas as vagas de emprego vão exigir inglês, aponta pesquisa

Os mais afetados devem ser os jovens-adultos. Especialista dá 5 dicas para correr atrás do tempo perdido

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Independente do nicho de atuação do profissional, a fluência no inglês daqui a 10 anos deixará de ser um diferencial para se tornar um dos requisitos básicos para uma colocação no mercado de trabalho, segundo uma pesquisa da Page Personnel, empresa de recrutamento mundial. Atualmente, 60% das vagas já pedem que o candidato saiba inglês. 

É neste momento que bate certo desespero nos jovens-adultos que não tiveram a oportunidade de estudar o idioma anteriormente, seja por questão financeira e\ou tempo. “A frase pode parecer clichê, porém nunca é tarde para aprender inglês. Além disso, quando o indivíduo se empenha na fase adulta para ficar fluente demonstra resiliência e foco. Atitudes bem vistas aos recrutadores”, explica Leiza Oliveira, CEO da rede Minds Idiomas.

A especialista dá 5 dicas para sair da “saia justa” e conseguir um emprego:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1 – Seja honesto (a) na entrevista
Se você está no nível básico do inglês e começou o curso agora e\ou pretende começar seja transparente com o recrutador. O fato de ter começado a estudar um novo idioma ou mesmo estar procurando uma escola para esse fim mostra que você está tentando se tornar um melhor profissional e indivíduo. Mesmo estando desempregado.

Isso é um ponto positivo para o aspirante a vaga e evitará que passe por situações embaraçadas como ter que se comunicar de forma fluente neste primeiro momento. Além disso, você sai na frente ao estudar, pois de acordo com o comitê de educação da ABF (Associação Brasileira do Franchising), 90% da população não estudam ou não pretendem estudar línguas nos próximos anos.

2 – Coloque as desculpas de lado e arregace as mangas

Muitas pessoas explicam que não fazem um curso de idiomas devido ao valor. Não é preciso fazer um intercâmbio ou investir em um curso caro porque a escola tem nome. É preferível procurar uma instituição que tenha o modelo de ensino em curto prazo, de 18 a 20 meses, por exemplo, e negociar os valores de matrícula e mensalidade, segundo Oliveira.

Isso porque quando o candidato que estiver disputando a vaga já estará cursando o segundo idioma e com perspectiva reduzida de tempo de término. Isso melhora o currículo dele e também de quem o entrevista, pois sabe que a conclusão do curso não demorará e logo estará fluente.

3 – Administre o seu tempo

Outra dica que parece clichê, porém necessária e de difícil execução. Alguns alunos relatam que não fizeram o curso de inglês anteriormente devido à falta de tempo. Porém, é possível resolver esse entrave. Dê preferência para cursos em escolas que tenham a modalidade híbrida, ou seja, que permitam tanto aulas presenciais como online.

O aprendizado apenas pela internet torna-se limitante porque esse candidato usará o idioma na entrevista presencial. Logo, treinar o inglês na escola é uma excelente arma para este momento. Todavia, há instituições que disponibilizam as atividades online, como leitura e gramática, que também são válidas e economizará tempo para conseguir mandar mais currículos, por exemplo.

4 – Torne o seu ambiente de estudo harmônico

Treine o idioma via Skype com pessoas de outros lugares do mundo e crie uma rotina de estudos delimitando horas. Torne o seu quarto e\ou outro cômodo em que irá estudar inglês em um local agradável e organizado. Lembre-se que no momento do aprendizado nossos cinco sentidos estão operando e o ambiente físico também interfere.

5 – Não desanime com os “nãos” que levar

O nosso cérebro é programado para a aceitação, mas não para as negativas. Por isso, coloque na sua rotina o exercício físico e sempre que puder encontre amigos para conversar. Atos simples como esses liberam endorfina e lhe ajudarão a administrar a ansiedade.

Uma dica importante é entender a empresa que irá fazer a entrevista. Uma pesquisa do portal CareerBuilder aponta que um dos fatores que resultam na eliminação do candidato é estar desinformado da empresa e 39% dos indivíduos são eliminados por esse motivo. 

Tópicos relacionados