Em carreira / educacao

7 frases para não passar vergonha nas entrevistas de emprego em inglês

Estar preparado é tão importante quanto saber o idioma fluentemente  

livro inglês
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Entrevistas de emprego são situações que podem aflorar o nervosismo de qualquer um. Nessas ocasiões, a preparação é tão importante quanto a qualificação para a vaga em questão.

Quando há etapas em inglês, a dificuldade aumenta. Mesmo com fluência, a insegurança pode prejudicar o candidato que não leva as respostas mais importantes já preparadas para a conversa com o recrutador. E quem não se dá bem nessa fase perde muitas chances: um estudo realizado por Cambridge English Language Assessment mostrou que 95% dos empregadores de países não nativos do idioma o consideram importante e o reconhecem como a língua dos negócios.

Segundo Steven Beggs, CEO da Seven Idiomas, o principal é manter a calma e chegar preparado no momento de comprovar a fluência. “Mais do que dominar o idioma para entender os questionamentos é preciso também elaborar o que será dito para convencer o outro do seu potencial”, diz o executivo.

Ele enviou ao InfoMoney sete frases muito comuns em entrevistas bilíngues, tanto para o recrutador como para o candidato, e deu dicas de como deve ser a preparação para respondê-las ou utilizá-las. Confira e elabore suas respostas da forma correta:

Tell me about you/me conte sobre você: o ideal é que você responda o necessário e detalhes relevantes para esse momento. Liste com antecedência alguns feitos na vida profissional, qualidades e hobbies e treine a fala no espelho, por exemplo, para passar segurança ao transmitir suas mensagens.

Tell me about your plans /conte para mim os seus planos: você deve responder como planeja sua vida profissional e acadêmica. Faça perguntas a si mesmo e prepare o discurso: o que vai fazer para chegar onde quer? Conte sobre seus objetivos, o que quer estudar, cursos, viagens de intercâmbio para aperfeiçoar um idioma ou aprender sobre algum assunto novo. O recrutador quer saber quais caminhos você irá traçar para a sua vida e dessa forma entender um pouco sobre sua personalidade.

Tell me the hardest decision you already made/conte a decisão mais difícil que você já tomou: o entrevistador estará novamente analisando sua personalidade. Responda de uma forma sincera, simples e clara o que você decidiu na sua vida que mudou o rumo dela, que exigiu calma para escolher o caminho certo e qual a consequência que isso trouxe.

Em contrapartida, você também pode usar estas frases abaixo:

I want to grow with the company/eu quero crescer com a empresa: essa frase mostra que você não quer ser um funcionário temporário e tem planos com a empresa da vaga ofertada. Dizendo isso, você se mostra fiel ao emprego e tem grande chance de ter conquistado o recrutador.

I am willing to learn/Eu estou disposto a aprender: em uma empresa o colaborador sempre desempenha as tarefas que foram combinadas no contrato, mas é interessante você se mostrar interessado em aprender sobre outras áreas também. Dessa forma, ficará fácil de entender que você está pronto para novos desafios e aprender sempre.

I know how to deal with work pressure/Eu sei como lidar com trabalho sob pressão: se você mantém a calma diante a entrega de serviços relate um exemplo na entrevista. Esse é mais um item que irá te destacar diante de outros entrevistados. Assim, ficou fácil perceber que você é uma pessoa organizada e focada nos objetivos do dia no trabalho.

I have a good relationship with my co-workers/Eu tenho um bom relacionamento com meus colegas de trabalho: mostrar abertura para lidar com colegas de trabalho é essencial para um dia a dia menos estressante e colocar isso durante a conversa reflete que você sabe conviver em grupo e ficar longe de confusões e fofocas, muito comuns nas grandes empresas.

 

Contato