Em carreira / educacao

As melhores universidades do mundo em cada área; veja ranking

As universidades americanas Harvard e MIT dominam as primeiras posições no ranking 

Harvard Business School - MBA
(Divulgação)

SÃO PAULO – A consultoria Quacquarelli Symonds divulgou um estudo que avalia e classifica as melhores universidades do mundo em cada área de conhecimento. Chamado de QS World University Ranking by Subject, o ranking conta com 46 disciplinas.

O estudo se baseia em diversos critérios, que vão de reputação acadêmica a empregabilidade. Na edição deste ano, quatro novos cursos foram adicionados, são eles: Anatomia e Fisiologia, Hospitalidade e Turismo, Esporte e Teologia.

Os cursos são agrupados em cinco grandes áreas: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências Biológicas e Medicina; Ciências Naturais e Ciências Sociais e Administração.

As universidades de Harvard e MIT dominam as primeiras posições no ranking, com 15 e 12 lideranças, respectivamente. No Brasil, cinco universidades aparecem no top 50 em nove cursos. Entre elas, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Confira o ranking top 10 de universidades por cada uma das cinco áreas:

Artes e Humanidades Engenharia e Tecnologia  Ciências Biológicas e Medicina  Ciências Naturais Ciências Sociais e Administração 
1. Oxford Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Harvard Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Harvard
2. Cambridge Stanford  Cambridge  Cambridge Escola de Londres de Economia e Política (LSE)
3. Harvard  Cambridge  Oxford Harvard Oxford
4. Universidade da Califórnia, Berkeley (UCB) Universidade Nanyang de Tecnologia, Cingapura Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Stanford  Cambridge
5. Stanford Instituto Federal de Tecnologia Suíço (ETH Zurich) Stanford Oxford Stanford
6. Yale  Colégio Imperial de Londres  Universidade Johns Hopkings Instituto Federal de Tecnologia Suíço (ETH Zurich) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
7. Princeton  Universidade Nacional de Cingapura (NUS) Instituto Karolinska (Suécia) Universidade da Califórnia, Berkeley (UCB) Universidade da Califórnia, Berkeley (UCB)
8. Columbia  Universidade da Califórnia, Berkeley (UCB) Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) Universidade Nacional de Cingapura (NUS)
9. Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) Oxford  Universidade da Califórnia, São Francisco Universidade de Tóquio  Yale
10. Universidade Nacional da Austrália Universidade de Tsinghua Yale  Colégio Imperial de Londres Universidade de Tóquio

 

Contato