USP perde a liderança em ranking universitário pela primeira vez

Edição de 2016 do RUF tem a UFRJ como primeira colocada; colocação tem a ver com o Enade

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou em primeiro lugar no Ranking Universitário da Folha, ultrapassando a Universidade de São Paulo (USP). O feito era inédito desde a criação deste ranking, 5 anos atrás.

Um dos fatores responsáveis pela ultrapassagem foi a nota zero da USP no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do qual a estadual não participa. Como aponta a Folha, caso pontuasse com a mesma nota que a UFRJ neste quesito, a universidade paulista voltaria à primeira posição.

O RUF classifica universidades brasileiras de acordo com cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização. Em 2016, 195 universidades foram analisadas.

Continua depois da publicidade

Há ainda uma seção que posiciona os desempenhos das universidades em rankings específicos dos 40 cursos de maior demanda nacional. Dentro desses rankings, a USP fica em primeiro lugar em apenas 9 carreiras – no ano passado, foram 29.

Por cursos, o destaque fica com a Unicamp, que ficou em primeiro lugar em 14 carreiras. Para conferir todo o estudo, acesse http://ruf.folha.uol.com.br/2016/.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney