Os 7 erros que os pais cometem na hora de dar mesada

Quando se é bem aplicada, a mesada se torna um meio de educar financeiramente os jovens ao invés de ser um incentivo ao consumo

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A mesada é uma ótima ferramenta para as crianças e jovens aprenderem a planejar seus gastos, e adentrar no universo financeiro. No entanto, muitos pais cometem alguns erros nesse momento que podem fazer com que a ferramenta dê resultados reversos.

Quando se é bem aplicada, a mesada se torna um meio de educar financeiramente os jovens ao invés de ser um incentivo ao consumo. Em meio a instabilidade econômica do país, explicar para esse público a importância de administrar o dinheiro é importante.

O educador financeiro Reinaldo Domingos elaborou uma lista de erros que os pais cometem ao tratar da mesada para com os filhos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. Desequilíbrio

A criança não deve guardar todo o seu dinheiro para os sonhos. Ela precisa separar 50% de sua mesada para o consumo cotidiano e se dar o direito de comprar algo que deseja – sem excessos. A disciplina rígida que alguns pais impõem sobre o dinheiro pode acabar transformando seus filhos em crianças materialistas e obsessivas com a moeda de troca.

2. Violação

Continua depois da publicidade

Os pais não devem usar o dinheiro que a criança vem guardando para os seus a partir da mesada como empréstimo. Essa recomendação pode parecer absurda, mas existem muitos casos, no âmbito familiar, em que os pais ou responsáveis mexem no cofrinho do filho ou retiram algum valor da caderneta de poupança da criança para pagamento de uma conta da casa ou mesmo para uso particular.

3. Ruptura

Nunca atravesse as etapas de esforço e crescimento de seu filho. Jamais compre o objeto de sonho dele antes que a criança consiga juntar o todo o dinheiro necessário para conquistá-lo. Caso os pais façam isso, a consequência é que a criança registre na mente a ideia de que não precisa lutar para conquistar as coisas que deseja.

4. Permissão

Aprenda a dizer não, é para o bem da criança. Durante a implementação da mesada, você vai se deparar com a seguinte situação: a criança vai gastar todo o dinheiro antes de o mês terminar. É natural, ela está aprendendo e vai pedir mais quando isso acontecer. Mas ela deve vivenciar as consequências de seus atos e assim vai aprendendo a administração financeira.

5. Desmedida

A mesada não pode ser usada nem como prêmio, nem como castigo. Há pais que, por impulso, decidem não dar mesada por um período de tempo ao filho, por mau comportamento ou notas baixas, por exemplo. Ou então, dão a mesada porque o filho fez alguma atividade doméstica. A mesada deve ser respeitada e jamais virar uma moeda de troca ou “barganha” entre pais e filhos.

6. Remuneração

A mesada não é salário. Salários são pagos para quem trabalha e criança trabalha. Esse é um dos conceitos que deve ser reforçado, por precaução. Salário é salário, mesada é mesada!

7. Sonegação

Os adultos devem ensinar as suas crianças, desde cedo, que tudo que compramos deve vir com nota fiscal, desde um chocolate até uma bicicleta. Portanto, não deem o exemplo errado para os seus filhos, negociando uma compra sem nota fiscal para obter desconto. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.