Economistas fecham o ano otimistas em relação ao cenário econômico

Em dezembro, ISE, que varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total), atingiu 110 pontos

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Os economistas permanecem otimistas em relação ao futuro do cenário econômico brasileiro. É isso que é percebido pelo ISE (Índice de Sentimento dos Especialistas em Economia) de dezembro.

Medido pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) em parceria com a OEB (Ordem dos Economistas do Brasil), o ISE apresentou uma redução de 1,4% na comparação com novembro, atingindo 110 pontos.

É importante sublinhar que o índice varia de 0 (pessimismo total) a 200 (abaixo de 100 denota pessimismo e, acima, otimismo; a pontuação 200 revela otimismo total).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Trata-se de um resultado positivo, já que o índice permanece no patamar de otimismo pelo quarto mês consecutivo. Na comparação anual, a variação foi de 54,7%, já que, em dezembro de 2008 o ISE teve o pior resultado da série, com 71,1 pontos.

Receio
Apesar de o resultado geral ser positivo, os economistas permanecem receosos com relação a três fatores, cuja pontuação indica pessimismo:

De acordo com o levantamento, os economistas acreditam no aumento expressivo dos gastos públicos, sem indicação de que possa ocorrer redução.

Continua depois da publicidade

Além disso, existe uma preocupação com uma pressão de preços para o próximo ano, devido ao aquecimento da economia e, para conter essa maior demanda, o Banco Central deverá subir a taxa de juro básica.

“Esses três itens devem continuar no patamar de pessimismo nos próximos meses, influenciando negativamente o índice geral”, afirmou o economista da Fecomercio, Guilherme Dietze.

Itens que apresentaram otimismo
Mas outros fatores contribuíram para a permanência do ISE deste mês. Seis dos nove itens analisados ficaram acima dos 100 pontos:

Continua depois da publicidade

 Composição
O ISE é composto por dois subíndices: o Atual, que analisa o sentimento dos economistas em relação ao presente, e o Futuro, que mede o sentimento quanto ao futuro.

O levantamento é realizado mensalmente, contando com entrevistas com cerca de cem economistas renomados de todo o País.