rede de contatos

É tímido? Veja 6 dicas para fazer networking

Determine quais eventos trarão maiores possibilidades de bons contatos

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Apesar de necessário, o network pode ser um verdadeiro terror para pessoas tímidas. Se você faz parte desse grupo que se sente ruborizado só de pensar em conversar com desconhecidos em eventos e, no entanto, precisa melhorar o seu networking, veja 6 dicas que te ajudarão nesse processo:

1 – Faça um estilo de network adequado a sua necessidade

Você não deve ficar preso às dicas de network tradicionais, como as que determinam como você deve se comportar, ou os locais mais adequados para conhecer pessoas. Adapte as regras de um modo no qual elas efetivamente te ajudem. Se, por exemplo, você se sente constrangido quando está entre muitas pessoas, dê preferência às reuniões privadas. Minimize qualquer incomodo. 

PUBLICIDADE

2 – Determine quais ocasiões são importantes

Você não precisa ir a todos os eventos aos quais é convidado, mesmo porque isso fará com que você se sinta cansado e desanimado depois de certo tempo. Ao invés disso, determine quais eventos trarão maiores possibilidades de bons contatos.

3 – Planeje o que você vai dizer

É claro que você não precisa decorar frases e currículos, mas pense previamente sobre como começar conversas. Se tiver certeza de quem irá encontrar e se essa pessoa for um contato importante, pesquise um pouco sobre ela para estabelecer conversas mais interessantes.

4 – Tenha um objetivo

Estabeleça, por exemplo, quantas pessoas você gostaria de conhecer num determinado evento. Depois de atingir esse objetivo você ficará livre da obrigação de permanecer no local por mais tempo sem se sentir culpado.

PUBLICIDADE

5 – Escute mais, fale menos

Muitas vezes ficamos tão nervosos que começamos a tagarelar sem parar, tornando-nos chatos e repetitivos. Ao invés disso, procure demonstrar interesse pelo que está sendo dito e escutar pacientemente. As pessoas gostam de quem parece se interessar por elas.

6 – Mantenha o contato

Não basta apenas conhecer alguém e jogar o cartão de visitas dessa pessoa na gaveta: é necessário que você mantenha o contato com ela, caso contrário será esquecido. Emails casuais, ligações e até mesmo encontros são válidos para que um não esqueça o outro.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.