e-Recruitment: processos de seleção ganham agilidade com a internet

Tendência irreversível na área de Recursos Humanos, a web é cada vez mais aliada das empresas na atração de candidatos

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A alta rotatividade de funcionários em uma empresa reflete na produtividade dos profissionais e no caixa do negócio, afinal, o tempo gasto com repetidos processos de recrutamento, bem como a interrupção de projetos importantes por causa da necessidade de correr atrás de um novo candidato não representam o melhor cenário para o empreendimento.

Hoje em dia, para acelerar esta etapa de seleção, já existe algo mais moderno e menos “manual” que anúncios em jornais e currículos enviados à empresa: a internet pode ser uma grande e eficaz aliada nesta tarefa. Tendência irreversível, o e-Recruitment, ou recrutamento on-line, é realidade cada vez mais presente no meio corporativo.

Vantagens

Considerada por profissionais de Recursos Humanos como uma tendência inteligente, a busca de potenciais colaboradores pela rede mundial de computadores pode reduzir de forma significativa os gastos com a contratação de novos funcionários. Estima-se que em algo em torno de 50%!

Aprenda a investir na bolsa

O tempo despendido também reduz notavelmente. Afinal, a filtragem dos currículos é muito mais simplificada: não é preciso se preocupar com anúncios em jornais e esperar dias até a chegada dos CVs após sua publicação. Além disto, os candidatos podem manter seu status atualizados com freqüência, o que não ocorre quando se recebe os currículos por e-mail ou correio.

Entre os sites que oferecem este tipo de serviço às empresas, acessível ainda às de menor porte, as principais vantagens listadas são a delegação da triagem de profissionais, execução de testes (ex: de idiomas ou conhecimento específico), entrevistas e dinâmicas de grupo on-line, buscador avançado de pessoas com o perfil desejado (cadastradas em um banco de dados) etc.

Mantenha o contato

Outra vantagem diz respeito ao contato que poderá manter com aqueles que eventualmente não forem selecionados. Imagem é tudo! E neste caso não podia ser diferente. A sua empresa pode manter uma boa imagem no mercado ao demonstrar grande seriedade nos processos seletivos, com atenção inclusive aos que não passaram pelas etapas do processo.
Como? Através do e-Recruitment fica mais fácil enviar mensagens de agradecimento, informar sobre futuros processos, e dar a oportunidade ao candidato de manter seu currículo atualizado na base de dados da empresa, pois assim, em um próximo processo seletivo poderá ganhar prioridade, já que seu status controlado permitirá colocá-lo à frente dos demais candidatos.

Trabalho sério

E para utilizar a internet da melhor forma, os recrutadores terão que obter competências específicas, ou seja, pessoal capacitado a lidar com a tecnologia, utilizando a web como uma rede privada virtual de gestão e armazenamento de informações. Outra forma de manter a boa imagem da empresa é garantindo aos usuários segurança nas informações cadastradas, contratando serviços confiáveis de empresas com bons antecedentes.