AO VIVO Aprenda a se proteger das armadilhas do trading e gerir seu risco no mercado

Aprenda a se proteger das armadilhas do trading e gerir seu risco no mercado

Dúvidas no trabalho? Pedir ajuda é a melhor solução

Para especialista, dúvidas devem ser esclarecidas o quanto antes, evitando assim que a pessoa cometa um erro que prejudique a empresa e a própria carreira

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Na dúvida, peça ajuda. A situação parece óbvia, entretanto, é grande o número de pessoas que relutam em pedir ajuda, quando passam por algum apuro no ambiente de trabalho. Os motivos para tal resistência vão desde receio do chefe até orgulho em exagero.

Ao menos, esta é a opinião da consultora de Planejamento da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Jozete Bezerra, para quem as dúvidas devem ser esclarecidas o quanto antes, evitando assim que a pessoa cometa um erro que prejudique a empresa e, consequentemente, a própria carreira.

Além disso, alerta ela, postergar o pedido de orientação pode fazer com que a pessoa não entenda processos futuros, resultando assim em uma queda considerável no rendimento.

Aprenda a investir na bolsa

“A pessoa deve ter humildade para reconhecer que não está dando conta do que lhe foi solicitado. Pedir ajuda não é demérito algum e pode evitar uma situação constrangedora no futuro”, diz a consultora.

E o chefe?
Por outro lado, continua Jozete, o chefe precisa ter disponibilidade, responsabilidade e atenção.

Um funcionário que está começando na empresa, por exemplo, deve ser incentivado a perguntar. Quanto aos colaboradores mais antigos, o chefe também deve atender com atenção às suas solicitações, não respondendo de forma grosseira ou debochada, atitudes que acabam por desmotivar a equipe.

Além disso, o líder deve procurar tratar as dúvidas dos funcionários de forma individual e não na frente de toda a equipe. No mais, diz a consultora, a liderança precisa saber reconhecer quando não sabe e procurar ajuda, quando toda a equipe tem dúvidas, por exemplo, se necessário.

“A palavra-chave é feedback e respeito ao limite do outro. A equipe é o espelho do líder, se ela não corresponde, talvez ele é quem precise de ajuda e necessite passar informações de outra maneira”.

Por fim, acrescenta Jozete, tanto líderes como liderados precisam ter consciência de que não sabem tudo para não acabar errando.

PUBLICIDADE