Dúvidas de como se comportar no novo ambiente de trabalho? Veja o que fazer

Para evitar confusões logo no início, peça um regulamento que diga o que é ou não permitido. Veja outras dicas

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Depois de passado o desafio do processo seletivo, vem a informação de que você será admitido para a vaga de emprego que tanto queria. No entanto, muitas entrevistas e contatos não são provas que seu posto será garantido por muito tempo.

Isso porque é preciso prestar atenção ao seu comportamento na empresa. Você sabe o que pode ou não fazer dentro do ambiente de trabalho? Além da relação de respeito entre os colegas, em determinadas áreas existem algumas normas e, para que você não faça feio, enquanto não se adaptar, veja algumas dicas abaixo.

Existe um regulamento?

Para não ser pego de surpresa e tomar uma advertência ou ser chamado para uma conversa nada agradável logo no início, peça para que a pessoa mais próxima de você, ou quem o contratou, lhe forneça um regulamento sobre as normas da empresa.

Aprenda a investir na bolsa

Depois de recebê-lo, leia atentamente e tente seguir estes tópicos. Não se deixe levar por quem não o segue, já que estas pessoas estão há mais tempo na empresa e podem ter autoridade para isso, o que um novato não tem.

Se a empresa for pequena e não houver este tipo de norma escrita, peça para conversar com seu chefe ou com uma pessoa responsável pelo Recursos Humanos da empresa. Com certeza, eles tirarão suas dúvidas.

Evite problemas

Isso significa manter bem conservado o patrimônio da empresa. Nada de bater portas, quebrar objetos e esbarrar em plantas. Use os bens da empresa com cuidado e, principalmente, responsabilidade, para que nem sua produtividade nem contas, em caso de ter de consertar ou ressarcir a empresa, sejam prejudicados.

Com relação ao uso da internet, procure enviar e-mails pessoais ou navegar em outros sites em seu período de almoço. Tente não fazer isso depois do expediente, o que pode ser considerado hora extra não autorizada.

Respeite horários

Pode ter certeza que sempre existirá alguém, ou alguma máquina, que irá mostrar seus atrasos e idas para a casa mais cedo. Por esta razão, cumpra os horários à risca, inclusive o de seu almoço, o qual você não deverá atrasar.

Se precisar realizar qualquer atividade, como ir ao banco pagar contas ou comprar algum tipo de medicamento na farmácia, se organize, já que outras pessoas podem estar precisando de você no trabalho.

PUBLICIDADE