Dunga ou Maradona: que tipo de líder é você?

Em comum, ambos apresentam alto grau de dominância, são objetivos, competitivos e focados. Por outro lado, podem ser arrogantes e prepotentes

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Ao comparar um time de futebol com os membros de uma empresa, fica claro que o papel do técnico corresponde ao do líder da equipe. Em plena Copa do Mundo, dois líderes se destacam: Dunga e Maradona.

Em comum, ambos apresentam alto grau de dominância, são objetivos, competitivos e focados. Por outro lado, segundo o CEO da Your Life do Brasil, Rubens Gustavo Gurevich, os dois podem ser arrogantes e prepotentes.

Dunga
Ainda segundo Gurevich, o técnico da seleção brasileira é marcado pela razão e possui grande foco no resultado. Além disso, tem alta capacidade de investigação e lógica. “Ele não se incomoda em agradar ninguém, se isso for atrapalhar seu objetivo. Ele não sente necessidade de ficar “bonito na foto”. Ele quer o resultado, mesmo que um 0 x 0 seja suficiente”.

Aprenda a investir na bolsa

Líderes com estas características tendem a valorizar o trabalho em equipe e têm mais facilidade para trabalhar com grupos pequenos. São mais sérios, rigorosos e inflexíveis.

No que diz respeito aos problemas, eles podem ter dificuldades com alguns membros da equipe, que podem não compreender o seu jeito introspectivo.

Maradona
Já o técnico da seleção argentina possui alta capacidade de comunicação e persuasão e é marcado pelo lado emocional. “Para ele, o jogo tem que ser um show à parte, brilhar e aparecer faz parte da sua natureza comportamental”, diz Gurevich.

Líderes que seguem este estilo motivam a equipe pela emoção e tendem a valorizar os talentos individuais do grupo. Porém, podem perder a noção da realidade ao observar a equipe, se a emoção for excessiva.