Oferecido por
Conteúdo Patrocinado

Do zero ao topo no mercado financeiro: descubra como ter a chance de ganhar os melhores salários com o ‘boom’ dos investimentos

Mercado deve registrar um aumento de 25% na busca por profissionais qualificados

Por  MoneyLab -

Se você deseja decolar na sua carreira no mercado financeiro ou sonha em fazer parte desse universo lotado de oportunidades, saiba que estamos em um momento favorável para você buscar ganhar salários e bonificações que podem passar a barreira dos 5 dígitos.

Isso porque, de geração em geração (16 a 75 anos), a cada ano que passa o número de investidores com CPF na Bolsa só dispara.

Já são 17,6 milhões de brasileiros que investem mais de 2 trilhões de reais em renda fixa e variável, de acordo com o relatório mais recente da B3, a bolsa de valores de São Paulo.

São números expressivos se levarmos em conta que em 2019 a Bolsa tinha 1 milhão de investidores cadastrados…

Nos últimos 12 meses, por exemplo, a B3 informa que a disparada de investidores no mercado financeiro fez crescer em 34% o número de pessoas que colocam dinheiro em renda fixa, e um aumento de 23% em renda variável.

Sim, isso mesmo que você pensou…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse “boom” no mercado financeiro só começou e já está transformando carreiras como nunca antes.

Não é à toa que o setor é considerado uma das maiores tendências de emprego da década, e a procura por especialistas nunca esteve tão alta.

Segundo a Robert Half o mercado deve registrar um aumento de 25% na busca por profissionais qualificados e habilitados para as melhores profissões do mercado financeiro.

Essa mesma consultoria afirma que esses profissionais são procurados por grandes players como corretoras, gestoras de fundos, casas de análises, bancos e fintechs, dispostos a pagar salários de R$ 6 mil a R$ 80 mil, a depender do cargo e da instituição.

Ficou interessado em saber como pegar essa onda para fazer uma mudança de carreira para o mercado financeiro ou alavancar sua posição atual e aproveitar essa janela de oportunidade?

Se sim, deixe tudo que estava fazendo antes de começar a ler este conteúdo pensado para você decolar no mercado financeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora é a hora de se concentrar no que esses dois especialistas de uma das mais respeitadas escolas de negócios do mundo têm a compartilhar.

Evite distrações para subir os degraus da carreira no mercado financeiro em tempo recorde.

Marcos Piellusch – Professor da Pós-Graduação Certificate em Operador de Mercado Financeiro (FIA Online e FIA Labfin Provar)

“Hoje, infelizmente, tem muita gente querendo encontrar soluções fáceis para operar no mercado financeiro e ficar milionário em meses ou semanas. O que é preciso é ter uma base sólida e aplicada de conhecimento, para a pessoa se desenvolver tanto para atuar em uma instituição financeira, quanto para fazer gestão por conta própria, como um trader, por exemplo”, diz Marcos Piellusch, Professor da Pós-Graduação Certificate em Operador de Mercado Financeiro (FIA Online e FIA Labfin Provar), e consultor em avaliação de empresas com mais de 20 anos de experiência como executivo na área.

O melhor é que você não precisa ser um especialista em economia ou gênio em finanças para chegar ao topo das oportunidades.

Ao contrário do que muitos possam imaginar, Piellusch diz que a maioria dos profissionais que buscam qualificação na carreira financeira está ligada a profissões aparentemente distantes de finanças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“São pessoas que têm formação em outras áreas, desde comércio exterior, educação física, biologia, engenharia. São formações diferentes, pessoas que em algum momento da vida resolveram fazer gestão de dinheiro e passaram a vislumbrar crescimento no mercado financeiro”, acrescenta o especialista.

Quer saber quais áreas da carreira financeira estão ‘bombando’ no momento?

Começar sua jornada do zero ou migrar de área não é um problema se você deseja chegar ao topo do mercado financeiro o mais rápido possível, como veremos a seguir.

No entanto, o segredo está em desvendar quais habilidades são essenciais e como direcioná-las da maneira certa.

Então, por onde começar?

Uma boa estratégia é focar nas famosas soft skills. Isso inclui, por exemplo, estar sempre disposto a se atualizar, adaptar-se a ambientes desafiadores e complexos, desenvolver habilidades de negociação, pensamento estratégico e inteligência emocional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considere também combinar essas habilidades com conhecimentos técnicos que estão dominando as principais áreas do mercado financeiro, e você poderá se habilitar a buscar as melhores oportunidades na carreira.

Para ilustrar vamos usar o exemplo de Daniel Bergmann, Professor-Doutor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Segundo Bergmann, se pensarmos em um gráfico com imagens representativas das habilidades mais valorizadas atualmente…

Ou se esse gráfico indicasse posições profissionais – independente de cargos – em salas espaçosas e confortáveis nos melhores prédios das instituições financeiras da Faria Lima, em São Paulo, por exemplo, teríamos funções parecidas com essas:

  • Analistas e cientistas de dados modelando informações com inteligência artificial para predição de tendências de mercado e detecção de fraudes;
  • Gestores avaliando exposição a diversos riscos (crédito, mercado, operacional) para fortalecer a integridade financeira da instituição;
  • “Guardiões da legalidade e conformidade” que interpretam e asseguram a aderência às regulamentações, monitoram transações, realizam auditorias internas;
  • Operadores financeiros peritos em negociações, produtos financeiros e técnicas de operação, como traders, assessores e consultores;
  • Especialistas que estão na vanguarda das tecnologias emergentes, como IA, criptomoedas e outras soluções financeiras baseadas em blockchain.

Para Daniel Bergmann, essas são as principais habilidades que podem te levar ao topo do mercado financeiro em tempo recorde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos vivendo uma era de inovação, trabalhar no mercado financeiro é desafiador e ao mesmo tempo empolgante pelas oportunidades disponíveis para quem dominar essas especializações”, reforça o especialista.

Mas para seguir na melhor rota, é preciso saber com qual profissão e área você se identifica melhor.

Sabendo a melhor direção, você evita precisar recomeçar do zero, caso acesse alguma área e profissão com a qual você não tenha perfil e habilidade técnica.

Essa escolha assertiva logo no começo da carreira pode acelerar também seu potencial de ganhos financeiros, destaca o professor, Marcos Piellusch.

“Além de ser um dos setores que oferecem mais status ao profissional, ele ainda oferece ótimas remunerações. Tudo baseado na meritocracia, onde seu desempenho individual vai definir seu potencial de ganhos”, afirma Piellusch.

Em Masterclass online, especialistas da FIA abrem o jogo sobre o que você precisa para decolar no mercado financeiro

Ficou interessado em descobrir como se preparar para voar alto e na direção certa no mercado financeiro?

A boa notícia é que o InfoMoney, em parceria com a FIA ONLINE, vai realizar no dia 23/10 a Masterclass Operador de Mercado Financeiro.

Neste evento 100% online e GRATUITO, você vai conhecer todos os detalhes de uma formação com toda a base teórica e experiência prática inovadora, capaz de te deixar 100% preparado. Aperte aqui para garantir sua vaga gratuita.

Essa certificação abriu as portas do mercado financeiro para o Marcus Vinicius Martins de Souza, que fez transição de carreira de engenheiro para o mercado de capitais.

Souza começou como trainee em um escritório AAI, e depois de concluir essa mesma formação de Operador de Mercado Financeiro conquistou posição de Assessor Jr. de Investimentos em uma grande corretora.

“O mercado financeiro é muito competitivo. E a principal vantagem em fazer a certificação de Operador de Mercado Financeiro da FIA Online foi que ela me abriu as portas”, diz Souza.

O assessor de investimentos reforça que um dos principais recursos práticos que ele aprendeu e usa no dia a dia é dominar ferramentas baseadas em Machine learning.

“No dia a dia eu uso essas ferramentas de interpretação de dados e modelagem para montar algumas estratégias, o que me ajuda bastante na tomada de decisão”, destaca Souza.

Além de abrir portas para quem está começando, investir nesse tipo de conhecimento também pode contribuir com um upgrade na carreira.

Como foi para Ana Ribeiro, que ocupa posição de Head de Distribuição Institucional de Operações e Captação de Investimentos em uma companhia de investimentos focada no agronegócio.

Ana conta que a Pós-Graduação  em  Operador de Mercado Financeiro da FIA Online foi decisiva para sua especialização em estratégia de negociação, produtos financeiros, análise de mercado e gestão de risco.

“Hoje eu consigo contribuir com muitos insights para melhorar as estratégias financeiras, gerenciar riscos e buscar as melhores oportunidades. Fiquei impressionada pela qualidade de ensino e compromisso dos professores com os conteúdos”, afirma.

Aperte este link para garantir gratuitamente seu lugar na Masterclass Operador de Mercado Financeiro e descobrir todos os detalhes desta oportunidade.

Domine em tempo recorde as principais habilidades do mercado financeiro

Você já deve ter percebido que investir em conhecimento prático com experiência inovadora é uma das principais características de especialistas  que já começaram o plano de voo no setor que mais precisa de gente qualificada.

Luciane Campos Gomes, ocupa cargo de Gerente de Relacionamento Alta Renda, em um dos 4 maiores bancos do país. Ela decidiu investir na Pós-Graduação de Operador de Mercado Financeiro FIA Online para se aprofundar em análise técnica, análise fundamentalista, mercado financeiro e gestão de risco.

“Após a conclusão da pós-graduação estou preparada para que nos próximos meses possa atuar como especialista de investimentos, prestando consultoria aos clientes”, diz Luciane.

Quando se aprende na prática os principais fundamentos e técnicas para fazer gestão de patrimônio com os grandes players do mercado financeiro, também é possível aplicar esse mesmo conhecimento na própria gestão de patrimônio.

É o caso da empreendedora e educadora financeira Renata Santana dos Santos.

“O curso é excelente e agregou demais na minha vida. Minha meta é alavancar meus negócios com tudo que aprendi, continuar fazendo os aportes e aumentar minha renda passiva cada vez mais, para conquistar minha independência financeira”, afirma Renata.

O professor Daniel Bergmann reforça que investir nessa abordagem completa e atualizada permite o profissional estar à frente em uma carreira dinâmica e lotada de oportunidades.

“Com todo esse arsenal de ferramentas, o aluno consegue entender as classes de ativos, analisar e interpretar dados, gerenciar riscos, para construir estratégias e modelos financeiros para tomada de decisão. No curso ele aprende, por exemplo, a simular uma carteira em cenários econômicos complexos e que mudam rapidamente ao longo do tempo. Isso é o que faz o profissional se destacar”, avalia Bergmann

Para você também aproveitar essa oportunidade e descobrir como conquistar seus objetivos no mercado financeiro em tempo recorde, toque aqui e garanta sua vaga gratuita na Masterclass Operador de Mercado Financeiro.

Sobre FIA Online: FIA Online é um projeto da FIA Business School, fundada a mais de 40 anos por professores USP, em parceria com Uol EdTech, para oferecimento de cursos de pós-graduação e MBA no formato 100% online assíncrono, com plataforma de ensino exclusiva que possibilita aos alunos estudarem a qualquer hora e em qualquer lugar. FIA possui reconhecimento internacional pelo ranking QS, tendo nota máxima de excelência para educação a distância neste ranking.

 

 

Compartilhe