Do chefe estressado ao colega folgado: como lidar com problemas na empresa?

Para especialista, profissionais devem evitar falar dos problemas do escritório com os colegas da equipe

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SÃO PAULO – As exigências do mercado tem tornado o ambiente de trabalho cada vez mais contraditório, visto que, ao mesmo tempo que exige-se dos profissionais competitividade nos resultados, é necessário que os mesmos saibam trabalhar e conviver com pessoas dos mais diferentes perfis e valores.

Isso tudo, aliado à pressão por resultados, faz com que uma boa parte dos profissionais tenham que conviver com problemas de relacionamento na empresa, o que, segundo o consultor Antonio Carlos Pereira, pode impactar diretamente no rendimento dos profissionais, fazendo com que os envolvidos trabalhem sempre na defensiva.

“Problemas de convivência corróem o bom relacionamento, fazendo com que as pessoas trabalhem na defensiva e até prejudicando a carreira (…) O melhor a fazer é agir com franqueza, mantendo o diálogo aberto e, em último caso, recorrendo ao departamento de RH (Recursos Humanos)”, diz o consultor.

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Não leve o problema pra casa
A coordenadora de consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Veridiana Germano, concorda e faz um alerta:

“A pessoa deve procurar alternativas que a ajudem a superar os problemas do escritório e manter o equilíbrio. Tentar desabafar com familiares e amigos de fora do ambiente de trabalho  é uma alternativa, desde que se tome o cuidado para não viver o problema do trabalho em casa”.

Veridiana diz ainda que os profissionais devem evitar falar dos problemas do escritório com os colegas da equipe, procurando, no trabalho, sempre manter o foco nas suas atividades.

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Abaixo, algumas das situações problemáticas mais comuns no ambiente de trabalho e, segundo a coordenadora da Ricardo Xavier, como lidar com elas: