Dívidas: 40% dos brasileiros utilizarão o décimo terceiro para pagar o cheque especial

Quitar dívidas do cheque especial e do cartão de crédito são os principais destinos do salário extra de 70% trabalhadores

SÃO PAULO – O principal plano de quase 70% dos brasileiros que vai utilizar seu décimo terceiro salário para a quitação de dívidas é se livrar das contas adquiridas com o uso do cartão de crédito e cheque especial.

De acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade), cerca de 40% da população deve quitar as dívidas com o cheque especial e 29% deve pagar administradoras de cartões de crédito.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento do número de pessoas que irão destinar seu salário extra para o pagamento de dívidas. No caso do cheque especial, o crescimento é de 4 pontos percentuais, já que, em 2008, 36% dos brasileiros tinham essa intenção.

PUBLICIDADE

No caso do pagamento de débitos do cartão de crédito, o aumento também é de 4 pontos entre 2008, quando 25% dos brasileiros tinham essa intenção, e este ano.

Outras contas

A pesquisa também constatou que 10% dos consumidores irão regularizar sua situação junto ao comércio e ao sistema financeiro para retirar o nome do registro dos serviços de proteção ao crédito, como Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Além disso, 8% dos entrevistados irão pagar financiamentos bancários e 10% dívidas relacionadas ao atraso de prestações. Outros 3% pretendem quitar dívidas em atraso, como mensalidades e tarifas públicas.

O estudo foi realizado no mês de outubro, com 624 consumidores de todas as classes sociais.