Diversidade: premissa para equipes de alto desempenho

O que faz uma equipe criar, inovar a alcançar resultados surpreendentes e outras não? Diferenças, contradições, oposições

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – “Algumas questões de mobilizam a explorar o potencial das equipes, em diversos níveis hierárquicos, em organizações com culturas ímpares, e algumas das perguntas que costumo me fazer é: o que possui uma equipe que consegue altos índices de desempenho? O que faz uma equipe possuir estratégias eficazes e outras não? O que faz uma equipe criar, inovar a alcançar resultados surpreendentes e outras não?”, questiona o coach executivo e de equipes, Carlos Cruz.

Segundo ele, a resposta é: diversidade. Mas o que seria diversidade? “Variedade, diferença, dessemelhança, oposição e contradição”, explica.

“Peter Drucker dizia: a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Hoje, para que as empresas consigam criar esse cenário de sucesso, a diversidade pode ser considerada matéria-prima essencial”, acrescenta.

A verdade sobre o trabalho em equipe

Aprenda a investir na bolsa

“Muito se fala em trabalho em equipe, mas já parou para pensar no momento em que ele nasce?”, questiona Cruz. E responde: “Quando dois ou mais indivíduos, interdependentes e em interação, juntam-se visando a obtenção de um determinado objetivo, nasce uma equipe”.

Ele lembra o ditado de Henry Ford: “Se duas pessoas de uma equipe pensam de forma similar, uma delas é desnecessária”. As equipes rumo ao topo, que possuem como objetivo atingir os melhores resultados possíveis em seus trabalhos, são formadas por indivíduos com conhecimentos, perfis comportamentais e expectativas das mais variadas, garante.

O papel do líder

Nesse ínterim, o líder assume papel de agente de desenvolvimento. Ele deve priorizar o aprendizado individual e o desenvolvimento contínuo da equipe para o alcance das metas estratégicas. Para isso, é imprescindível que seja flexível, se adaptando a cada membro da equipe. Uma característica de um bom líder é saber fazer perguntas inteligentes, para lidar com o funcionamento complexo da equipe.