Diretores de RH brasileiros lideram expectativa de aumento de salários

Pesquisa da Robert Half realizada em 17 países revela que 80% deles aguardam uma alta salarial para os 12 próximos meses

SÃO PAULO – Os recrutadores brasileiros são os mais otimistas do mundo, quando o assunto é a expectativa salarial dos profissionais para os próximos meses. Para se ter uma ideia, a estimativa de 80% dos diretores da área de recursos humanos do País, por exemplo, é que os salários dos contratados aumente significativamente nos próximos 12 meses.

Atualmente, a média mundial é de 39%, segundo revelam os dados da Robert Half divulgados nesta segunda-feira (26). A pesquisa mundial contou com a opinião de 1.876 profissionais da área de recrutamento de 17 países.

Bônus superior
E engana-se quem imagina que apenas nesse aspecto que o Brasil seja o mais otimista. Segundo o estudo, o País se destaca na perspectiva de alta de bônus para executivos: 55% dos entrevistados brasileiros esperam o crescimento do bônus, perdendo apenas para os chineses (74%).

PUBLICIDADE

“No Brasil, cada aumento de R$ 1 no salário mensal se transforma em quase R$ 2, por causa dos custos atrelados. Por isso, as empresas estão investindo cada vez mais em estratégias de benefícios e remuneração variável”, explica o diretor de operações da Robert Half em São Paulo, Fernando Mantovani.

Ranking
O levantamento mostra ainda que a expectativa de reajustes salariais dos RHs brasileiros para o próximo ano supera a chinesa, que ficou em 74%. Já a terceira posição do ranking da expectativa de aumento salarial ficou para os australianos (49%), que foram seguidos pelos alemães (39%), ingleses (29%) e franceses (22%).