Publicidade
SÃO PAULO – Muitos profissionais simplesmente a temem, enquanto outros admitem que têm facilidades em lidar com ela. A dinâmica de grupo no processo seletivo de uma empresa pode ser uma aliada ou a grande vilã na sua carreira.
Mas depois de passar por alguma, você sabe dizer se realmente foi bem? Como o comportamento é subjetivo e nunca se sabe o que a empresa exige de você, o que deve ser observado para avaliar seu desempenho?
As tarefas estavam difíceis?
Um primeiro ponto a observar esta no grau de dificuldade das tarefas aplicadas. Em algumas entrevistas e dinâmicas, os empregadores exigem atividades que testem o candidato.
Oferta Exclusiva para Novos Clientes
Jaqueta XP NFL
Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano
Você conseguiu realizá-la com desenvoltura? Se foi uma exposição, gaguejou ou arranhou muito o português na hora de falar? Conseguiu cumpri-la no tempo determinado? Acha que escreveu tudo o que estava proposto.
Caso as respostas para estas alternativas tenham sido negativas, o melhor é se esforçar mais e estar mais concentrado na próxima dinâmica.
Adversários atentos
Os demais candidatos podem servir como termômetro para que você avalie seu desempenho durante a dinâmica. Basta lembrar alguns detalhes sobre o comportamento deles durante sua exposição sobre seu perfil e quando concluiu a atividade proposta.
Continua depois da publicidade
Eles atentaram ao que você estava dizendo a todo o momento? Houve algum ruído ou conversas paralelas? As cabeças mexiam em tom de afirmação na hora em que mostrava sua opinião?
A demonstração de atenção por parte do selecionador também é importante. Sempre note se este profissional sorriu para você e o tratou com simpatia e educação.
Bom humor
Um fator que elimina na hora o candidato é o mau humor. Se você chega na dinâmica com a cara amarrada e de poucos amigos, saiba que as chances de ser selecionado são poucas. Se criticar a empresa em que trabalhou no passado, a situação fica mais difícil.
Ser bem humorado não significa sorrir a todo o tempo, mas se mostrar simpático e educado, simplesmente de bem com a vida, mesmo que as coisas não estejam boas. O que é proibido e que você deve notar é um silêncio constante, o que pode significar que você não tem nada a falar nem para acrescentar para a empresa.