Dificuldade em montar equipe pode ser decisiva para levar líder ao fracasso

Pesquisa revela pontos-chaves que podem destruir uma liderança; por outro lado, visão estratégica ajuda a garantir o sucesso

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Ser incapaz de construir bons relacionamentos ou de montar uma equipe bem estruturada parecem ser os principais fatores que levam os líderes ao fracasso. É o que revela pesquisa feita pela Right Management com mais de 1.400 CEOs e profissionais de recursos humanos de todo o mundo.

Entre os entrevistados, 40,2% afirmaram que questões relacionadas à equipe e aos relacionamentos são determinantes para destruir um líder. Mas esse não é o único desafio dos chefes. Cerca de 32,4% dos entrevistados apontaram a incompatibilidade com a cultura da empresa como outro elemento decisivo para a queda.

A lista da Right Management ainda traz outros elementos, como falha na entrega dos resultados exigidos, citada por 25,1% dos entrevistados, incapacidade de conquistar suporte da companhia (25,1%), falta de treinamento adequado (23,5%), ser egoísta (15,1%) e ter falta de visão (14,5%).

Continua depois da publicidade

Fatores para o sucesso
Mas, se esses são os elementos que podem comprometer a posição de um líder, quais são os fatores que garantem uma liderança de sucesso? De acordo com os entrevistados, a principal competência é ser capaz de desenvolver uma visão estratégica, citada por 91,7% dos pesquisados.

Outras competências que compõem a lista das principais são capacidade de inspirar os outros e manter as responsabilidade de um líder, com 62,3% das citações, desenvolver uma visão geral, precisa e abrangente dos negócios (56,9%) e saber tomar decisões (54,4%).