Dificuldade de comunicação é maior reclamação de quem estuda a distância

Levantamento da Associação Brasileira dos Estudantes em Educação a Distância atribui nota máxima a duas faculdades

SÃO PAULO – A falta de agilidade na comunicação entre instituições de ensino superior e estudantes é a maior queixa dos alunos de Educação a Distância do Brasil. O dado consta em um ranking preparado pela ABE-EAD (Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância), que ouviu 15.012 estudantes de 58 faculdades e centros universitários que ofertam ensino a distância no país.

Entre os quesitos que os alunos avaliaram, estão a qualidade dos cursos, o material das aulas, o sentimento de aprendizado e a velocidade dos professores para responder aos estudantes – sobre dúvidas, esclarecimentos e informações. E é aí que está o maior problema. “Muitos estudantes demoram para ter suas dúvidas atendidas pelas IES (Instituições de Ensino Superior), e essa é uma das maiores dificuldades que esse sistema ainda enfrenta”, aponta o presidente da ABE-EAD, Ricardo Holz.

Para Holz, apesar de alguns entraves, as instituições, em geral, têm melhorado a qualidade de seu ensino. “Existe um grande esforço convergente entre IES e entidades representativas para que a metodologia funcione ao seu extremo e leve com qualidade cursos para todo o país, o que resultará com o tempo no reconhecimento da EAD no Brasil”, avalia.

PUBLICIDADE

Prova disso é que apenas 11 das 58 instituições avaliadas pelos alunos tiveram nota geral inferior a 3 (nível satisfatório) em uma escala de 1 a 5 (onde cinco é a nota máxima). Por outro lado, só duas alcançaram a nota máxima: FGV e AIEC.

Para o presidente da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), Fredric Michael, a pesquisa realizada pela associação dos estudantes tem credibilidade e aponta uma das demandas para as quais as instituições devem estar mais atentas.“Antigamente, bastava oferecer um bom conteúdo que tudo estava resolvido. Hoje, é condição fundamental para sucesso do ensino que o conteúdo venha acompanhado do devido suporte ao aluno”, explica.

Como escolher?
Holz explica que há diferentes plataformas de ensino e que, ao escolher, o aluno deve compreender que as propostas de cursos são formatadas de acordo com o público com o qual trabalham. “Temos ofertas de cursos que usam mais a web, centrados na classe C e B e os modelos focados em aulas via satélite, material impresso e apoio presencial focado em classes C e D. Ambos têm sua eficiência e certamente com o tempo estes modelos vão se diversificando por todo o extrato social”. 

Os valores de mensalidades também são bastante diferentes entre as instituições – há escolas que cobram menos de R$ 130 por mês, enquanto FGV e AIEC (as primeiras no ranking) praticam preços próximos de R$ 550 na graduação.

Ao selecionar a instituição de ensino, Michael orienta os potenciais alunos a avaliarem a reputação da instituição, conhecer a qualificação do tutor (que vai sanar dúvidas e atender as demandas dos alunos) e pesquisar grades curriculares. “Um bom curso de graduação a distância tem o seu preço, tanto para manter servidor quanto para custear material de qualidade e tutores com experiência e conhecimento”, analisa o presidente da Abed.

 

Apesar de destacarem a existência de instituições sem o devido cuidado com a estruturação do ensino e as relações com os alunos, ambos representantes do setor reforçam o nível de qualidade alcançado por algumas instituições. “A maioria das instituições está aperfeiçoando e corrigindo seus métodos e a qualidade está melhorando muito”, diz Holz. O presidente de Abed corrobora: “Algumas instituições mostraram que é possível proporcionar altos níveis de aprendizado e estão servindo como referência na área”.

 

Confira, abaixo, o ranking das melhores instituições no ensino a distância, segundo a avaliação dos estudantes: 

Ranking melhores no ensino a distância
InstituiçãoNota geral Nota final Posição
FGV4.9151                    
AIEC4.7552
Cesumar4.7043
Unisul4.6944
Uninter4.6845
PUC*4.6746
Unialssevi4.6547
Claretiano4.6348
Metodista4.6249
COC4.61410