Publicidade
SÃO PAULO – Muito se fala do diferencial competitivo de se trabalhar em grupo, destacando-se e evidenciando outros membros com você, ou seja, praticando o empowerment.
E o que você sabe sobre essa palavra? Pois bem, praticar empowerment significa possibilitar que as pessoas dentro de uma equipe trabalhem com mais autonomia, assumindo responsabilidades pela tarefa do grupo e pelos resultados atingidos, sejam eles positivos ou não. Mas como isso pode acontecer?
Conhecendo melhor o terreno
Por meio do autoconhecimento, os profissionais podem conseguir melhores resultados, pois têm condições de avaliar onde querem chegar, suas reais chances de atingir o objetivo e de buscar ferramentas para o aperfeiçoamento.
Masterclass
O Poder da Renda Fixa Turbo
Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Dessa forma, procuram superar os próprios limites, evitando o erro de ambicionarem apenas as conquistas alheias. Ou seja, crescem… E não sozinhas!
Segundo Luiz Vagner Raghi*, conhecendo-se mais, os profissionais atuarão melhor tanto individualmente quanto em equipe.
In x Out
O especialista, na intenção de traçar o diferencial competitivo do atual mercado de trabalho, destaca as características e objetivos de dois tipos de profissionais, o In (forma de agir e pensar do profissional atualizado) e o Out (forma de agir e pensar do desatualizado).
Continua depois da publicidade
Dessa maneira, além de se avaliar, você poderá identificar melhor o perfil de quem trabalha ao seu lado!
In / Profissional atualizado |
Out / Profissional desatualizado |
Quer desafios | Quer segurança e estabilidade |
Tem perfil empreendedor e criativo | Tem perfil executor |
Pretende crescer com a empresa | Pretende se aposentar na empresa |
Quer participar dos negócios da empresa | Contenta-se em vestir a camisa da empresa |
Faz o que gosta | Faz o que mandam |
Tem prazer em trabalhar | Trabalha por necessidade |
Dotado de cultura geral | Dotado apenas de cultura técnica |
Busca qualidade de vida | Busca status |
Planeja sua própria carreira | Segue a carreira estabelecida pela empresa |
Acompanha o mercado de trabalho | Não se preocupa com o mercado de trabalho |
Possui conhecimentos em negócios | Possui conhecimentos apenas no que faz |
É contestador | É obediente |
Contribui com idéias | Executa idéias |
*Luiz Vagner Raghi é sócio-diretor da Dialogu’s Recursos Humanos e foi palestrante do 1º Congresso Virtual de Recursos Humanos (www.convirh.com.br), realizado nesse mês de maio